O Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, abre este domingo a Porta Santa na Sé de Lisboa para inaugurar o Ano Jubilar da Misericórdia na diocese. A celebração está marcada para as 11h30 e inicia-se no largo da Igreja de Santo António, em frente da Sé.

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Ano Santo que se prolonga até Novembro de 2016, foi convocado pelo Papa Francisco e teve início na passada terça-feira, dia da solenidade da Imaculada Conceição. O anúncio foi feito a 13 de Março, no Vaticano, quando o Papa explicou que a iniciativa procurava tornar "mais evidente" a missão da Igreja Católica de ser "testemunha da misericórdia".

Francisco presidiu, na passada terça-feira, à abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro no Vaticano. "Abri-me as portas da justiça", proclamou Francisco, no breve ritual que decorreu no final da Eucaristia à qual presidiu e que foi celebrada na Praça de São Pedro, antes de empurrar as portas, fechadas desde o jubileu do ano 2000.

Francisco referiu-se a esta abertura como um gesto "simples, mas altamente simbólico" e esclareceu: "Entrar por aquela porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um". "Neste ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia", apelou o pontífice.

Depois de Francisco, passaram o Papa emérito Bento XVI, cardeais, bispos e representantes de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, em procissão até ao túmulo de São Pedro. É este gesto simbólico que o Papa quer ver repetido em todas as dioceses do mundo neste domingo, enquanto, em Roma, Francisco celebra missa com a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão.

Até hoje houve 26 Anos Santos ordinários e dois extraordinários, os Anos Santos da Redenção, em 1933, proclamado por Pio IX, e o de 1983, proclamado por João Paulo II.