O Cardeal Patriarca de Lisboa vai aguardar pela decisão do Papa sobre o documento final do sínodo dos bispos sobre a família.

Em entrevista à Renascença, D. Manuel Clemente começa por lembrar que “Jesus Cristo pronuncia-se claramente pela indissolubilidade do matrimónio (‘Não separe o homem o que Deus uniu’). E nós somos cristãos. Nós disto não podemos sair”.

“Por outro lado, há as situações concretas, as famílias refeitas, há os recasados. Estes nossos irmãos e irmãs que se recasaram não estão fora da igreja, são baptizados, não estão excomungados. Por isso, não estão excluídos de tudo o mais que é a vida da Igreja”, acrescentou.

Por isso, o Cardeal diz estar “com muita expectativa para ver como é que o Papa, com uma exortação apostólica pós sinodal, ou como ele entender, vai pegar em todas estas reflexões e dizer o que havemos de fazer”. “Qual a abertura que vai ser dada a esses nossos irmãos e irmãs que não pudendo aceder à Eucaristia podem aceder a tudo o mais”.

Foi aprovado, por maioria qualificada, o documento final do sínodo dos bispos sobre a família.

As questões mais complexas relacionadas com uniões livres, casamento civil e divorciados recasados tiveram mais de 60 votos contra.

Ouça a entrevista completa, este domingo, no programa "Princípio e Fim", da Renascença, a partir das 23h30.