O secretário de Estado para a Internacionalização nega que, em momento algum, tenha tido a intenção de desvalorizar a pandemia e os seus impactos.

Em declarações na noite desta quinta-feira à TVI24, Eurico Brilhante Dias disse lamentar a interpretação que foi dada à afirmação proferida em Paris, segundo a qual o governante disse que Portugal ganhou com a Covid-19.

Na clarificação do que pretendeu dizer, Brilhante Dias frisou que essa foi a resposta a uma pergunta sobre a perceção externa de Portugal no combate à pandemia.

"As minhas declarações são declarações de valorização da forma como o país enfrentou a Covid-19 e à marca Portugal, à forma como somos vistos no exterior, a forma como o país se mobilizou para enfrentar a pandemia é vista positivamente", assinalou.

Retificando o que disse esta quinta-feira durante a manhã, Eurico Brilhante Dias disse ser "evidente que ninguém ganhou nada com a Covid-19, o evento mais duro de saúde pública que tivemos durante um século".

"Se as minhas palavras, de alguma forma, pareceram que eu estava a desvalorizar esta pandemia, de todo. Lamento se não fui claro e se a interpretação que fizeram das minhas palavras pareceu ser uma desvalorização desta pandemia, eu só tenho de lamentar e, naturalmente, retificar", concluiu Eurico Brilhante Dias que afastou um cenário de demissão como consequência deste caso.