O líder do PSD, Rui Rio, acusa o Governo de estar a enganar os portugueses e de falsa indignação com a polémica dos prémios atribuídos a funcionários da TAP.

“O Governo engana os portugueses ao propagandear que está indignado com a atribuição de “prémios por prejuízos” na TAP”, escreveu Rui Rio na rede social Twitter.

“Bem sabe que, na indevida altura, abdicou da gestão da empresa. Deu a carne e ficou com os ossos”, acusa o líder do PSD.

Rui Rio partilha uma notícia em que o Tribunal de Contas alerta que a reversão da privatização da TAP trouxe mais riscos para o Estado.

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira que o Estado considera o modelo de distribuição de prémios decidido pela comissão executiva da TAP "incompatível com os padrões de sobriedade" que devem existir em empresas participadas pelo Estado.

Na terça-feira, 4 de junho, a agência Lusa noticiou que a TAP pagou prémios de 1,171 milhões de euros a 180 pessoas, incluindo dois de 110 mil euros atribuídos a dois quadros superiores.

Segundo um documento a que a Lusa teve acesso, em causa estão prémios que foram pagos com o salário de maio destes colaboradores e que oscilam entre os 110 mil e pouco mais de mil euros, depois de um ano em que a TAP registou um prejuízo de 118 milhões de euros.

Entretanto, a Comissão Executiva da TAP justifica a atribuição de prémios com o "programa de mérito" implementado pela companhia, que diz ter sido "foi fundamental" para os resultados atingidos em 2018.

Tópicos