André Ventura, que fez comentários polémicos sobre a comunidade cigana, não deveria ser candidato do PSD à Câmara de Loures porque é comentador de futebol, defende o social-democrata Marques Mendes.

Em declarações este domingo no habitual espaço de comentário na SIC, o antigo presidente do PSD lamentou a decisão da actual direcção do partido, liderada por Pedro Passos Coelho.

“Eu gostaria de uma posição diferente. Se eu mandasse, felizmente não mando coisa nenhuma: eu acho que este candidato nunca devia ter sido candidato, mas por uma outra razão até”, começa por referir Marques Mendes.

“Eu sou um grande adepto da separação entre política e futebol, pertenço àquele conjunto de pessoas que gosta de política e de futebol, mas acho que as coisas convivem bem se estiverem separadas. Ele é um comentador de futebol numa estação de televisão, na CMTV”, sublinha.

Em relação aos comentários polémicos de André Ventura sobre a comunidade cigana, Marques Mendes considera que o candidato esteve mal ao generalizar.

“Quem tem que aplicar as leis são as autoridades e quem prevarica tem, evidentemente, de ser punido, cigano, seja muçulmano, seja um português qualquer, normal”, frisou o comentador social-democrata.