Tempo
|
A+ / A-

Decisão do CDS causou "alguma surpresa", mas André Ventura segue em frente

18 jul, 2017 - 16:48

O candidato à Câmara de Loures "lamenta" a decisão dos CDS, mas garante que ela "não vai travar os princípios da coligação 'Primeiro Loures'".

A+ / A-

O candidato da coligação "Primeiro Loures", André Ventura, mostra "alguma surpresa" face à retirada de apoio do CDS sua candidatura, que congregava PSD, CDS e PPM.

"É com alguma surpresa que registamos a saída do CDS/PP deste projecto vencedor, que vai seguir o seu caminho triunfante até dia 1 de Outubro", lê-se no ponto 1 de um comunicado emitido na tarde desta terça-feira pelo social-democrata conhecido do grande público pelo comentário futebolístico na CMTV.

Considerando a decisão dos centristas como "uma decisão política legítima", André Ventura não deixa de a "lamentar" e de garantir que ela " não vai travar os princípios da coligação 'Primeiro Loures', que segue agora o seu caminho com o apoio expresso do PSD e do PPM".

No terceiro ponto do comunicado, lê-se que "a candidatura aproveita para reforçar que está totalmente empenhada em apresentar e defender junto da população lourense o seu projecto político, para tornar Loures um dos dez concelhos com mais qualidade de vida em Portugal. É para as pessoas que faço política e sinto nelas uma força cada vez maior, não só em Loures mas no país inteiro".

O CDS-PP anunciou esta terça-feira que vai seguir "um caminho próprio" nas eleições autárquicas em Loures, abandonando a coligação com o PSD, encabeçada por André Ventura, expressando "profundo incómodo" pela forma como o candidato se referiu à comunidade cigana.

Já o PSD mantém o apoio ao candidato, disse à Renascença o líder da distrital de Lisboa do PSD. "Depois de tudo o que se passou e de todas as explicações, face a tudo o que existiu, não há razão para o PSD alterar a sua posição", disse Pedro Pinto.

Entre outras referências, André Ventura afirmou, numa entrevista publicada na segunda-feira pelo jornal "i", que há ciganos que "vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado" e que acham "que estão acima das regras do Estado de direito".

Ainda na segunda-feira, o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Loures, Fabian Figueiredo, apresentou uma queixa-crime ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados contra André Ventura pelas "declarações racistas e xenófobas para com a comunidade cigana".

Na quinta-feira, o candidato já tinha falado sobre uma alegada "excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas", numa entrevista ao portal Notícias ao Minuto, o que motivou uma queixa à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial contra o candidato do PSD/CDS-PP/PPM, por parte do candidato do BE em Loures, Fabian Figueiredo, por "declarações contra as minorias étnicas".

Em comunicado na segunda-feira, André Ventura afirmou ter criticado situações de incumprimento da lei, independentemente de questões étnicas.

"O que preocupa a candidatura são questões de segurança e cumprimento da lei, na defesa do património público e das pessoas de bem, independentemente da raça ou etnia. [...] Boa parte das pessoas que fica muito incomodada quando são denunciadas estas situações nunca se deslocou a algumas dessas zonas e não tem ideia do ‘barril de pólvora' que lá se vive diariamente", defendeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Afonso
    20 jul, 2017 Portimão 09:22
    Apenas FACTOS: Os ciganos são na sua grande maioria pessoas extremamente hostis. Em cada 10 interacções que um cidadão não cigano tem com ciganos, 9 são ameaças, insultos ou agressões da parte dos ciganos. A percentagem de ciganos que estão envolvidos no crime e na marginalidade é largamente superior `da restante população. Os ciganos não cumprem as leis (guiam sem carta, não cumprem regras de trânsito, andam armados, não possuem licença das respectivas armas, etc.). Os ciganos são na sua quase totalidade dependentes dos cidadãos que trabalham e pagam impostos (os ciganos não os pagam). Os ciganos têm tudo gratuito (habitação, cuidados médicos, escola, etc..). Ao mesmo tempo, passeiam-se com carros topo de gama. O tráfico de droga, que destrói a nossa juventude, é quase um monopólio dos ciganos. Os ciganos passeiam-se com ar superior e gozam o medo que infundem nas pessoas, porque se sabem acima da Lei. E poderia ficar aqui o dia inteiro.
  • JAS
    19 jul, 2017 Lisboa 15:28
    Apreciei a opinião do Dr. Ventura pois teve a coragem de por o dedo na ferida só que em Portugal isso parece mal e não interessa pois estamos no pais do faz de conta.... Estes puritanos da treta como a Drª. Cristas que anda sempre a levantar a crista vai acabar por pagar pelas suas posições de catavento! Só peço ao Dr. Ventura que no programa da MTV não seja tão redutor com os Sportinguistas! Abraço.
  • Bela
    18 jul, 2017 Coimbra 23:18
    O Papa Francisco colocou na porta do seu gabinete um sinal que diz que é “Proibido lamentar-se”. “Os transgressores sujeitam-se a síndrome de vitimização, com consequente diminuição do humor e capacidade para resolver problemas”,
  • Francisco
    18 jul, 2017 Évora 23:15
    Assim é que é ... Vamos em frente Se houvesse aqui um desses, fosse de cor fosse , tinha o meu voto Já agora: quem é a mocinha da foto? não tem direito a nome na legenda? é que está muito bem :)
  • Maria
    18 jul, 2017 Aldeia paio pires 23:07
    So querem subsídios, casa, luz, escolaridade, pré natal... tudo a borla. E ainda intimidam as pessoas ... Os pobres que descontam e trabalham e que pagam.
  • João
    18 jul, 2017 Coimbra 22:33
    O sotor Andre estudou direito público na Irlanda. Por isso, deve saber pouco de direitos humanos, caso contrário não sei se diria a alarvidadade que denota uma falta de respeito pelas minorias étnicas mais pobres. Para candidatos como este, felizmente, o sistema sabe dar a resposta adequada. Bye bye.
  • Ana
    18 jul, 2017 Abrantes 22:31
    Não é uma questão de racismo, é a verdade . Tem razão no que diz o candidato na Loures e só por falar verdade se esse fosse o meu concelho, tinha o meu voto.
  • Joaquim Soares
    18 jul, 2017 Vila praia ancora 22:08
    Como somos hipócritas,,,, A Tia Assunção que vá morar para a Cova da Moura para mostrar a sua tolerância e já agora pode levar a camarada Isabel Moreira... Hipócrita Sociedade...
  • Ana
    18 jul, 2017 Aldeia paio pires 21:19
    Alguerra que tenha coragem para dizer as verdades, que todos conhecemos e não somos capazes de dizer.
  • Carlos Cipriano
    18 jul, 2017 Alcobaça 21:09
    A questão não é se os ciganos são boas ou más pessoas mas sim o que o Sr. André Ventura disse que tiram proveito próprio de um monte de situações à custa o erário publico, o que na realidade se passa, agora os nossos politicos indignarem-se não admira porque em parte também são atingidos já que regra geral não estão lá para representar os que os elegeram, mas sim tratar da "Vidinha" deles tal como os ciganos.

Destaques V+