Os sociais-democratas insistem em pedir os dados que faltam na proposta do Governo para o Orçamento do Estado para o próximo ano e agendou para esta quarta-feira à tarde um debate de actualidade no Parlamento.

O PSD acredita que a poupança de 445 milhões de euros para ser usada em caso de derrapagem da meta do défice este ano está a ser feita à custa da qualidade dos serviços públicos.

“Assistimos a uma degradação total dos serviços públicos em Portugal com escolas que não abrem, com caos nos transportes públicos, com até dificuldades no pagamento das alimentações nos estabelecimentos prisionais ou até os hospitais que não têm autorização para comprar bens essenciais para assistir os seus doentes”, começou por dizer o deputado Hugo Soares.

“É, portanto, preciso perceber se estas cativações orçamentais, se estes cortes no Orçamento de 2016 são ou não os responsáveis por esta degradação dos serviços públicos. E por isso é preciso avaliar as opções políticas deste Governo e é preciso que os portugueses percebam que este é um Governo que ilude os portugueses com as suas opções políticas e que tem directamente efeitos nas suas vidas”, defendeu ainda.

No dia 12, o CDS levou o mesmo tema das cativações a plenário. Ambos os partidos querem saber em concreto onde foram retidas as verbas.