Marcelo Rebelo de Sousa disse esta segunda-feira que "está ponderado o que havia a ponderar" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República, mas sem revelar se é candidato ou não ou quando tornará pública a decisão.

"Houve tempo suficiente para perceber e clarificar toda a situação política no plano das presidenciais e das legislativas", declarou o comentador social-democrata, na TVI.

O professor de Direito não revelou se se candidata ou não à Presidência da República, nas eleições de Janeiro de 2016, justificando até com o facto de não fazer sentido fazer um anúncio de decisão num canal de televisão, mas avançou que ponderou o que tinha a ponderar.

"Uma coisa é ter o cenário claro na cabeça, ponderado e decidido, outra coisa é falar dele, que é certamente fora da TVI. Não faria sentido confundir o comentador com o potencial actor político", afirmou.

Questionado sobre se esta frase significa que já tomou uma decisão, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "significa que houve tempo suficiente para perceber e clarificar toda a situação política no plano das presidenciais e das legislativas".

"Está percebido e está ponderado o que havia a ponderar", concluiu o antigo líder do PSD.

Marcelo Rebelo de Sousa anuncia que tomou uma decisão 24 horas depois das eleições legislativas, que a coligação PSD/CDS ganhou, mas sem maioria absoluta.

De acordo com uma sondagem Público/TVI, divulgada esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa consegue 49,3% das preferências e está muito perto de garantir a vitória logo na primeira volta. Em segundo lugar está a socialista Maria de Belém Roseira (17%), seguida do social-democrata Rui Rio (15,1), de Sampaio da Nóvoa (10,1%) e Henrique Neto (1,4%).

[notícia actualizada às 23h18]