O Presidente da República diz que não há desculpas para não ir votar este domingo nas eleições legislativas. Numa comunicação ao país, Cavaco Silva lembrou a importância destas eleições para o futuro do país e pede a todos os eleitores para não faltarem.

“Entre afazeres profissionais, compromissos familiares, assistir a jogos de futebol ou outras actividades desportivas e de lazer, não deixem de incluir a deslocação à secção de voto entre as 8 da manhã e as 7 da tarde. Não faltem, é isso que vos peço. O futuro do país justifica que todos vão votar, mesmo que o tempo não ajude”, disse.

O Chefe de Estado acrescenta que “todos devem estar conscientes de que o seu voto é uma afirmação de liberdade, um instrumento a que não devem renunciar. O exercício do voto é também um contributo para o reforço da nossa democracia e para o prestígio de Portugal no mundo”.

“A abstenção não é solução. Abster-se de votar é desistir do presente e abdicar do futuro. Quem opta pela abstenção prescinde de ter uma voz activa e de participar na construção de um Portugal mais desenvolvido e mais justo”, acrescentou.

Cavaco Silva aproveitou ainda para reafirmar uma sua posição. “Das eleições para a Assembleia da República dependerá a formação do novo Governo. Não são admissíveis soluções governativas construídas à margem do Parlamento, dos resultados eleitorais e das forças partidárias”.

“As eleições de amanhã realizam-se numa altura crucial para o país. Como disse aos portugueses quando marquei o dia das eleições, todos os actos eleitorais são importantes, mas este acto eleitoral é particularmente importante para o futuro de Portugal”.