Um suspeito de rapto e violação de uma criança de 13 anos, em Vila do Conde, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), foi este sábado anunciado. O homem filmou os abusos.

A Diretoria do Norte da PJ refere, em comunicado, que os crimes aconteceram na passada terça-feira, dia 28 de março.

“No dia em causa, pela manhã, o arguido abordou o menor nas imediações do estabelecimento de ensino que este frequenta na referida cidade, sendo que, através de astúcia, convenceu-o a entrar na sua viatura seguindo para parte incerta”, explica a Judiciária.

O arguido intimidou a vítima com uma réplica de arma de fogo, conduziu-a para um local fechado “onde a submeteu a diversas práticas sexuais abusivas, que registou em fotografia e vídeo”.

O rapto durou pelo menos quatro horas. O menor acabou por ser libertado junto a casa “com a ameaça de que se revelasse a alguém o mataria”, indica a PJ.

“Conseguiu-se apurar, ainda, que o mesmo arguido terá cometido factos idênticos no passado dia 9 de fevereiro, na Póvoa de Varzim, que vitimaram um menor de 12 anos de idade”, refere o comunicado.

O suspeito tem 39 anos e um extenso cadastro de “crimes violentos”. Atualmente, encontrava-se em liberdade condicional, mas ficou em prisão preventiva após o rapto e violação desta semana.