O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil reúne-se às três da tarde desta sexta-feira com a Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e a Portway para negociar serviços mínimos.

Em causa está a greve marcada para 26, 27 e 28 de agosto em quatro aeroportos nacionais: Lisboa, Porto, Faro e Funchal. Os trabalhadores de handling protestam contra a política de recursos da Associação Nacional de Aeroportos (ANA) e reivindicam aumentos salariais imediatos.

Em comunicado, dizem ter sido convocados pela DGERT e pela Portway, empresa do grupo VINCI que opera, sobretudo, com companhias de baixo custo. Em cima da mesa está a garantia de serviços mínimos durante a paralisação de três dias.

O SINTAC exige o pagamento de feriados a 100% a todos os trabalhadores, a atualização do salário indexada à inflação, o cumprimento do Acordo de Empresa de 2016 e uma avaliação de desempenho que não trave progressões.

Acusam ainda a Portway de promover um “clima de terror psicológico, onde proliferam ameaças e instauração de processos disciplinares, criando uma instabilidade social sem par na história da empresa”.