As instituições ensino Norte do país, estiveram, na manhã desta quarta-feira, sem ligação à internet.

Uma falha na RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que fornece acesso à internet às instituições de ensino superior portuguesas, colocou as universidades e politécnicos do Norte do país sem qualquer ligação com o exterior.

O problema informático causou também problemas nos sites das próprias instituições. A Renascença verificou que os sites das universidades de Aveiro, Trás-os-Montes, Coimbra, Porto e Minho, bem como os sites dos institutos politécnicos de Coimbra, Bragança e do Cávado e Ave (Barcelos) estiveram em baixo. A partir das 14h45 estes sites passaram a estar de novo disponíveis.

De acordo com a FCCN, esta indisponibilidade do serviço "foi causada por uma falha física num equipamento em Vigo, seguida de uma segunda falha física na ligação entre Vermoil e Coimbra".

Segundo a mesma entidade, o funcionamento já foi restabelecido.

Contactado pela Renascença, o presidente do CRUP, António Fontainhas Fernandes, confirmou a existência de um problema durante a manhã desta quarta-feira, acrescentando que a falta de ligação ao exterior poderá afetar os alunos que, a partir de hoje, já se podem candidatar ao ensino superior.

Este problema acontece no dia em arrancam as candidaturas ao ensino superior. As candidaturas são feitas através do site da Direção Geral do Ensino Superior, cuja plataforma não foi afetada.

[Notícia atualizada às 15h30, com a informação de que a ligação já foi reposta]