Os agrupamentos de escolas de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor vão poder adoptar cães e gatos, no âmbito do projecto “Mascote Escolar”.

A iniciativa é lançada pela associação de municípios da Terra Quente e visa “o envolvimento e a sensibilização da comunidade escolar e da sociedade para com os animais de companhia, fomentando uma relação de bem-estar benéfica para os estudantes, com melhorias ao nível afectivo e social”.

Os cinco municípios transmontanos ambicionam também contribuir para “o aumento da adopção de animais alojados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (canil), transmitindo uma imagem melhorada desta instituição de acolhimento e integração de animais, muitas vezes conotada negativamente”.

Os animais adoptados são “devidamente seleccionados ao nível de comportamento e de estado de saúde”, informa a associação de municípios.

“Estão vacinados, desparasitados e esterilizados” e os “cuidados médico-veterinários e a avaliação clínica periódica ficam a cargo da associação de municípios”, enquanto “os cuidados com a alimentação, higiene e bem-estar das mascotes a cargo dos agrupamentos”.

A primeira mascote escolar, o “Ushi”, foi entregue ao agrupamento de escolas de Carrazeda de Ansiães e “teve à sua espera uma pequena multidão de crianças cheias de carinhos para lhe oferecer”.

Seguir-se-ão entregas nos restantes agrupamentos, incluindo a adopção de um gato por um jardim-de-infância.

Numa segunda fase do projecto, a associação de municípios da Terra Quente pretende alargar a possibilidade de adopção a outras instituições dos cincos municípios.