O presidente da Juventude Popular (JP) , Francisco Rodrigues dos Santos, acaba de ser distinguido pela revista britânica "Forbes", como um dos 30 jovens mais brilhantes, inovadores e influentes da Europa, com menos de 30 anos.

Advogado, o líder da Juventude Popular faz parte da lista dos “30 under 30” da Forbes, na categoria Direito e Política, juntamente com outros três portugueses, nas áreas de arte e empreendedorismo, distinguidos entre milhares de outros jovens promissores na Europa.

“Que seja um estímulo e um motivo de esperança para os jovens portugueses que, muitas vezes, se encontram desalentados”, declara, Francisco Rodrigues dos Santos, em entrevista à Renascença, como uma das mensagens que retira da distinção, atribuída pela revista.

Para Rodrigues dos Santos, este galardão significa o reconhecimento do seu trabalho na profissão e também na liderança da JP, mas tem um significado importante para os jovens e os decisores do país, que ultrapassa o lado pessoal. “Os portugueses desconfiam sempre da própria qualidade e achamos sempre que a galinha da vizinha é melhor do que a nossa. Esta distinção comprova que podemos ter esperança no futuro, que as novas gerações não estão instaladas”, aponta.

Francisco Rodrigues dos Santos sustenta que em Portugal “há gente que se esforça diariamente e está mesmo aqui ao lado". Por isso, "não precisamos de ir buscar tantas vezes exemplos lá fora, importá-los, quando temos capacidade para exportar essa mesma qualidade”.

Outros três jovens portugueses foram também distinguidos pela revista Forbes, nas categorias de arte e empreendedorismo: Marcelino Sambé, um bailarino de 23 anos, e a dupla Filipa Neto/Lara Vidreiro, fundadoras da Chic By Choice, uma loja de aluguer de vestidos de luxo.