O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se esta segunda-feira com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. O tema do encontro foi a greve dos enfermeiros.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro disse à Renascença que António Costa e Adalberto Campos Fernandes conversaram em São Bento, ao final do dia, no final do Conselho Ministros extraordinário.

O encontro serviu para preparar a reunião, agendada para esta terça-feira, entre ministro da Saúde e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que não aderiu à greve.

António Costa tinha uma acção de campanha autárquica marcada para Arruda dos Vinhos, mas cancelou para se encontrar com Adalberto Campos Fernandes.

Os enfermeiros iniciaram esta segunda-feira uma greve de cinco dias, convocada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE).

A paralisação teve uma adesão de cerca de 85% no final do segundo turno (15h00), segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), José Azevedo.

De acordo com este dirigente sindical, alguns hospitais registam uma adesão de 100%, como São João (Porto), e outros pararam a sua atividade, nomeadamente programada, devido ao protesto.

A greve começou às 00h00 desta segunda-feira e decorre até às 24h00 de sexta-feira.

A paralisação foi marcada como forma de protesto contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de actualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.