Sete dos 49 feridos resultantes do acidente de terça-feira na Madeira continuam internados nas urgências. São cinco adultos e duas crianças: uma portuguesa (14 anos) e outra francesa (dois anos).

São as últimas informações, dadas nesta quarta-feira de manhã, pelo hospital do Funchal. Um dos feridos internados encontra-se nos cuidados intensivos e nove já tiveram alta.

“Alguns dos que tiveram alta foram encaminhados para outros serviços no hospital e foram também criadas equipas próprias nos centros de saúde para dar apoio ou esclarecimentos necessários”, afirmou Miguel Reis, adjunto da direcção clínica do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.

As pessoas que se mantêm internadas apresentam fracturas múltiplas, adiantou aos jornalistas.

Quanto ao número de vítimas mortais, mantém-se nos 13, entre os quais uma criança de um ano e dois estrangeiros. As idades destas vítimas (excluindo a criança) variam entre os 28 e 59 anos. Oito são do sexo feminino e cinco do masculino.

Quanto a nacionalidades, perderam a vida duas mulheres estrangeiras: uma francesa e uma húngara.

Na terça-feira à tarde, uma árvore de grande porte (um carvalho com cerca de 200 anos) caiu sobre dezenas de pessoas que se encontravam no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, para as festividades da Festa do Monte, em honra da padroeira da ilha.

O acidente ocorreu momentos antes da procissão, que acabou por ser cancelada, tal como toda a festa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se quase de imediato à Madeira para manifestar o seu apoio e o primeiro-ministro divulgou uma mensagem de condolências.