O ministro do Ensino Superior ligou esta terça-feira do reitor da Universidade Nova de Lisboa (UNL) para pedir garantias de que o cancelamento da conferência com Jaime Nogueira Pinto não coloca em causa o direito à liberdade de expressão.

A revelação foi feita pelo ministro Manuel Heitor no parlamento, durante uma audição na comissão parlamentar de Educação e Ciência, depois de questionado pela deputada do PSD Nilza de Sena sobre o cancelamento da conferência.

O evento, apresentado como conferência-debate na página de Facebook do movimento Nova Portugalidade, estaria marcado há cerca de duas semanas para se realizar na FCSH da Universidade Nova de Lisboa mas foi cancelado a pouco mais de 24 horas da hora marcada.

Na interpelação ao ministro, Nilza de Sena manifestou-se "muito preocupada" por "num país livre" se impedir o "livre pensamento, livres ideias, não seguidistas, contrárias ao pensamento dominante" e de se colocarem "rótulos às pessoas", apelidando-os de perigosas.

"A liberdade de expressão é só para as ideias conformes. Isto é uma clara manifestação de intolerância política e censura à voz de quem não é um 'aparatchik' da esquerda radical, pelo contrário, e se torna inconveniente aos ditames de quem está. Mas não é um bom sinal, e é muito pior quando vem de gente jovem", defendeu a deputada.

Manuel Heitor, questionado sobre a sua posição face a este cancelamento, respondeu estar certo que o ensino superior português "é hoje um ensino digno, responsável, que se adequou ao estado democrático".

A direcção da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova esclareceu este terça-feira que cancelou a conferência do politólogo Jaime Nogueira Pinto por "ausência das indispensáveis condições de normalidade".

A associação de estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova disse que o pedido de cancelamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto surge na sequência de uma moção à qual a associação ficou vinculada.

A Associação 25 de Abril repudiou o cancelamento da conferência e disponibilizou as suas instalações para a realização do encontro.