Veja também:


Um militar morreu no domingo à noite devido a um golpe de calor depois de um treino do curso de Comandos na região de Alcochete, informou esta segunda-feira o Exército. Um outro militar foi internado pela mesma razão, noutro local da região de Alcochete.

De acordo com as explicações prestadas à Renascença pelo porta-voz do Exército, o tenente-coronel Vicente Pereira, o caso deu-se durante um exercício de tiro.

“Durante uma instrução, neste caso em concreto numa instrução de tiro, um militar segundo furriel sentiu-se indisposto. Assistido pelo médico no local, foi-lhe diagnosticado um golpe de calor. Por orientação médica, o militar foi de imediato retirado da instrução e foi conduzido à enfermaria de campanha, ainda na área do exercício", explica.

"Ficou internado em observação e ao final do dia, depois do jantar, o estado clínico do militar piorou. Foi decisão do médico transferi-lo para um hospital. Infelizmente, antes disso, o nosso camarada teve uma paragem cardio-respiratória e acabou por falecer", acrescenta.

Segundo o Exército, houve ainda um outro militar que se sentiu indisposto na instrução técnica de combate (progressão no terreno), ao qual também foi diagnosticado com "golpe de calor" e retirado, numa primeira fase para a enfermaria de campanha, e mais tarde, cerca das 23h40 para o hospital do Barreiro.

O general chefe do Estado-Maior do Exército ordenou já um inquérito para apurar as causas em que o "trágico acontecimento ocorreu", pode ler-se na nota enviada pelos militares às redacções, que adianta também que a Polícia Judiciária militar já se encontra a tomar conta da ocorrência.

Treinos mantêm-se

O Exército informou, mais tarde, que os treinos vão continuar, embora adaptados ao tempo quente que está previsto para esta segunda-feira.

Numa resposta enviada à agência Lusa, as relações públicas do Exército avançaram que os incidentes ocorreram ambos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, embora em locais diferentes.

O incidente do militar que veio a morrer ocorreu pelas 15h40 e o do ferido cerca de uma hora mais tarde, explicou.

De acordo com a mesma fonte, os treinos de domingo "não foram suspensos, foram adaptados", o mesmo sucedendo para esta segunda-feira, com a previsão de realização de mais treinos, igualmente adaptados às condições atmosféricas.

O ministro da Defesa manifestou esta segunda-feira "profundo pesar" pela morte de um militar de um curso de Comandos. Azeredo Lopes já transmitiu à família do falecido a sua "solidariedade pessoal e do Governo neste momento de dor e sofrimento".

[notícia actualizada às 14h18]

Tópicos