Entra esta quarta-feira em funcionamento o primeiro dos 30 radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). Vai ser instalado na A5, que liga Lisboa a Cascais.

O SINCRO é um sistema para detecção automática da infracção de excesso de velocidade que não necessita de intervenção humana. É composto por uma rede de locais de controlo de velocidade criteriosamente seleccionados, mudando os radares de sítio.

"Os radares irão circular aleatoriamente, ou de acordo com as necessidades da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, vão ser mudados de cabine em cabine, para que haja também, da parte do condutor, alguma expectativa em saber se vai ser fotografado ou não", afirma à Renascença o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Pode, pois, haver um efeito surpresa. Quem for apanhado, pode ter a certeza de receber a multa em casa, porque não haverá intervenção humana.

“Quando há uma infracção, estes radares, comunicam automaticamente para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, para o sistema SINCRO, que emite de imediato o auto da contraordenção, com respectiva fotografia da viatura e da matrícula e com o certificado de qualidade do radar”, adianta o governante.

Este sistema estará a funcionar em pleno em Janeiro de 2017, com os 30 radares, 15 dos quais vão ser instalados até ao final de Setembro deste ano.

A instalação do primeiro radar na auto-estrada que liga Lisboa e Cascais deve-se ao facto de a A5 ser “uma das estradas com maior número de sinistralidade no país”.

“Vamos lá instalar como um ponto de reconhecimento pelos maus comportamentos dos condutores naquela via”, afirma Jorge Gomes, que vai estar esta manhã na cerimónia que marca a entrada em funcionamento do primeiro radar do SINCRO.

A instalação da rede nacional de radares tem um custo de 3,19 milhões de euros, verba aprovada em Fevereiro, em Conselho de Ministros.

A ideia deste sistema nacional de controlo de velocidade foi lançada, pela primeira vez, há cerca de sete anos. Nessa altura, o projecto previa a instalação de 300 radares, mas com a passagem dos governos e os cortes orçamentais, o número baixou para 100 e, finalmente, para 30 na versão final.



Faça zoom para ver a localização exacta de cada radar. Clique no ícone para ver mais informação sobre o radar seleccionado. Para ver em ecrã completo clique no ícone do lado superior direito.