A Amazon e a União Europeia (UE) chegaram finalmente a acordo sobre as regras da concorrência, o que deverá servir de modelo para uma nova lei de Mercados Digitais, que limite o poder das grandes tecnológicas.

Segundo avança o "Financial Times", a Amazon concordou em tratar todos os vendedores de forma igual e dar mais visibilidade aos produtos rivais, na “buy box”, a caixa que direciona os consumidores no site da Amazon diretamente para o carrinho, para finalizar a compra.

O gigante do comércio eletrónico aceitou também permitir o acesso dos consumidores a uma segunda caixa com alternativas, onde os preços e a velocidade de entrega podem ser diferentes.

Os vendedores que usam a Amazon Prime deixam de estar presos ao serviço de entregas do grupo, agora podem escolher qualquer empresa e negociar diretamente os contratos de entrega.

Este acordo com os reguladores ‘antitrust’ (anticoncorrencial) da UE, que visam a concorrência empresarial, fecha duas investigações que já se arrastavam há três anos sobre a Amazon.

Para a Comissária da Concorrência, representa uma vitória da UE. Citada pelo Financial Times, Margrethe Vestager defende que “a Amazon não pode abusar mais do seu duplo papel e terá que mudar várias práticas de negócios”.

Os compromissos agora assumidos são juridicamente vinculativos e ficam em vigor entre cinco e sete anos.

A Amazon escapou a um processo formal e uma multa de até 10% das receitas globais.