De António Costa a outros líderes da União Europeia, o mundo está de olhos postos no que se passa nos Estados Unidos e manifesta a sua preocupação.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros disse acompanhar a situação em Washington com "muita preocupação e também com alguma estupefação", dizendo que o "ataque sem precedentes" ao Capitólio norte-americano não representa as instituições democráticas dos EUA.

"Muita preocupação e também com alguma estupefação. Isto não são os Estados Unidos, não são as instituições democráticas norte-americanas. É a primeira vez que uma transição entre dois presidentes não se faz de uma forma ordeira e coordenada como a Constituição e as leis americanas preveem", disse Augusto Santos Silva à Lusa.

Veja as restantes reações.

(Os inimigos da democracia ficarão felizes em ver essas fotos incríveis de #WashingtonDC. Palavras insurgentes se transformam em atos violentos - na escadaria do Reichstag e agora no #Capitol. O desdém pelas instituições democráticas é devastador. Trump e seus partidários deveriam finalmente aceitar a decisão dos eleitores americanos e parar de atropelar a democracia.)