Uma explosão no terminal de autocarros de Port Authority, em Nova Iorque, esta segunda-feira, fez pelo menos quatro feridos, incluindo o suspeito da "tentativa de ataque terrorista", que foi detido, informaram as autoridades pelas 14h40 (hora de Lisboa).

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, em conferência de imprensa, classificou o incidente, levado a cabo com um engenho artesanal preso ao corpo do suspeito, como uma "tentativa de ataque terrorista". O comissário da polícia James O'Neill fala num "incidente relacionado com terrorismo".

As autoridades acreditam que "não há outras ameaças na cidade" e que o indivíduo estava a agir sozinho. O suspeito já foi identificado: trata-se de um homem de 27 anos chamado Akayed Ullah.

Os bombeiros de Nova Iorque deram conta de quatro feridos, nenhum dos quais corre perigo de vida. Um dos feridos é um polícia do terminal de autocarros. O suspeito é o ferido mais grave, com queimaduras e lacerações.

A explosão ocorreu durante às 7h20 (hora local), hora de ponta, entre a rua 42 e a 8ª Avenida, no centro de Manhattan, perto de Times Square.

A Casa Branca informa que o Presidente Donald Trump foi informado dos acontecimentos.

O terminal foi encerrado temporariamente pelas autoridades e três linhas de metro (A, C e E) chegaram a ser evacuadas.