Animais de um jardim zoológico na Venezuela terão sido roubados para consumo humano, um reflexo da grave crise económica que assola um país onde há fome e falta de alimentos nas prateleiras dos supermercados.

Dois pecaris, uma espécie de porco selvagem da América, foram levados do parque zoológico de Zulia, na cidade de Maracaibo, na região Oeste do país, junto à fronteira com a Colômbia, avançam as autoridades que estão a investigar o caso.

“Presumimos que foram levados com a intenção de alguém os comer”, admitiu aos jornalistas Luis Morales, da Polícia Nacional venezuelana.

O director do zoo, Leonardo Nunez, adianta que a onda de assaltos começou há várias semanas.

Até agora, foram roubados vários animais de dez espécies, incluindo um búfalo. Os animais são retalhados por criminosos e vendidos para alimentação, refere Leonardo Nunez.

“Eles levam tudo aqui. Os animais foram roubados para serem comidos”, lamentou o director do jardim zoológico de Zulia.

De acordo com Mauricio Castillo, um antigo responsável do parque, os ladrões também capturaram duas antas, um animal selvagem que se encontra em perigo de extinção.

Mas este não é o único problema que os jardins zoológicos da Venezuela têm que enfrentar. A grave crise que assola o país deixou os parques sem alimentos suficientes para os animais. Cerca de metade dos animais dos zoos de Caracas morreram no último ano, segundo uma fonte citada pela agência Reuters.

O Governo de Nicolás Maduro nega tudo. Garante que os animais são tratados “como família” e não passam fome.

Tópicos