O embaixador do Reino Unido junto da União Europeia (UE) já entregou a carta que, oficialmente, comunica a vontade dos britânicos em deixar a UE. Tim Barrow entregou a missiva ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

A carta foi assinada e escrita à mão pela primeira-ministra britânica, Theresa May.

Donald Tusk já indicou que, no espaço de 48 horas após a recepção da carta, será apresentado um esboço das directrizes para as negociações, tendo já agendado para 29 de Abril uma cimeira para definir as posições da União Europeia a 27 nas negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu.

Pode ler aqui a carta na íntegra.

De acordo com o artigo 50º do Tratado de Lisboa, as negociações que agora irão começar devem durar dois anos, mas há quem sugira que irá muito além disso.

Praticamente em simultâneo, Theresa May discursa no Parlamento, oportunidade para reafirmar que, apesar da saída, a ideia é manter uma parceria próxima com a Europa.

A saída do Reino Unido da União Europeia decorre do resultado do referendo de 23 de Junho de 2016, quando 52% dos eleitores votaram pela saída do país da UE, derrotando os 48% que preferiam a permanência.