O Presidente norte-americano, Donald Trump, pagou 38 milhões de dólares (35,7 milhões de euros) em impostos em 2005.

O valor foi confirmado pela Casa Branca, em resposta a uma notícia da estação de televisão MSNBC que teve acesso a duas páginas da declaração de impostos do milionário.

De acordo com a informação agora revelada, Donald Trump pagou uma taxa de 25% sobre os 150 milhões de dólares (140,9 milhões de euros) de rendimentos declarados em 2005.

Nesse ano, o multimilionário apresentou 100 milhões de dólares de perdas para atenuar os impostos federais a pagar, indica a declaração. A Casa Branca explica que Trump invocou “a depreciação em larga escala do sector da construção”.

Até ao momento, não foram reveladas mais declarações de impostos de Donald Trump além de 2005.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, Donald Trump recusou sempre divulgar a sua declaração de rendimentos um procedimento comum entre os candidatos a Presidente dos Estados Unidos.

O jornal “Washington Post” noticiou o ano passado que Trump ficou isento de pagar impostos ao Estado em, pelo menos, duas ocasiões durante a década de 70, de acordo com um relatório da Comissão de Jogo de Nova Jérsia, datado de 1981.

A poucas semanas das eleições de 8 de Novembro, o “The New York Times” avançou que o polémico milionário declarou perdas substanciais em 1995, evitando assim pagar impostos federais nos 18 anos seguintes.