Veja também:


O novo Presidente dos Estados Unidos entrou com tudo na Casa Branca. Donald Trump não perdeu tempo e em 72 horas tomou várias medidas que rompem com a herança de Barack Obama. Mas também já fez saber que não vai divulgar a declaração de rendimentos.

Acordo comercial rasgado

O novo chefe de Estado revogou, esta segunda-feira, a participação dos Estados Unidos no Tratado Transpacífico de Comércio Livre (TPP, na sigla inglesa), revogando um acordo que fazia parte do legado de Obama.

O TPP foi assinado em 2015 por 12 países, entre os quais o Japão, Taiwan e Vietname, e ainda não entrou em vigor. Foi apresentado como um contrapeso à influência crescente da China, mas Trump considera o tratado “terrível” e "contrário aos interesses" dos norte-americanos.

A revogação do Tratado Transpacífico de Comércio Livre pode ser a primeira de muitas no plano dos acordos comerciais.

Obamacare

Logo na sexta-feira, poucas horas depois da tomada de posse, assinou uma ordem executiva que marcou o início do fim do “Obamacare”, cumprindo uma das grandes promessas da sua campanha.

Este “Affordable Care Act” garantiu seguros de saúde a cerca de 20 milhões de pessoas pobres e foi uma das bandeiras do anterior Presidente Barack Obama.

Donald Trump congelou o “Obamacare” e promete criar um sistema melhor. Mas ainda não avançou qualquer alternativa.

Travão ao financiamento do aborto

Donald Trump assinou esta segunda-feira uma ordem presidencial que proíbe o financiamento estatal de organizações não-governamentais que realizem ou promovam o aborto no estrangeiro.

A restrição foi criada pelo Presidente Ronald Reagan em 1984, revogada por Bill Clinton em 1993, reinstaurada por George W. Bush em 2001 e novamente levantada pelo Presidente Obama, em 2009.

A decisão de Trump acontece no 44.º aniversário da legalização do aborto nos Estados Unidos, por deliberação do Supremo Tribunal.

Dia do Patriotismo

Foi outra das medidas anunciadas no dia da tomada de posse. Donald Trump decidiu criar o Dia do Patriotismo.

Depois de várias referências ao espírito patriótico no discurso de posse, em Washington, o 45.º Presidente dos Estados Unidos dedicou um dia especial ao sentimento que une os cidadãos de um país.

A data da nova festividade ainda não é conhecida. Depois do Dia da Independência, a 4 de Julho, os americanos vão ter um Dia do Patriotismo.

Contratações congeladas no Governo federal

Todas as contratações para os ministérios estão congeladas. A excepção são as Forças Armadas. A ordem presidencial foi assinada por Donald Trump, esta segunda-feira, na Sala Oval.

O chefe de Estado que cumpre assim uma das suas promessas de campanha. O objectivo é travar “a grande expansão do número de funcionários federais nos últimos anos”, explicou um dos elementos da equipa de Trump.

Declaração de rendimentos na gaveta

O novo Presidente também se destaca pelo que não fez. Donald Trump não vai tornar pública a sua declaração de rendimentos.

A dúvida foi desfeita pela directora de comunicação de Trump. Kellyanne Conway argumenta que os americanos “não se importaram” com a polémica e “votaram nele”.

Trump é o primeiro Presidente dos Estados Unidos, desde Richard Nixon, a não divulgar a declaração de rendimentos.

Tópicos