A polícia de Washington fez “várias detenções” (pelo menos 217, segundo os últimos números avançados pela CNN) depois de protestos violentos durante a tomada de posse de Donald Trump como 45º Presidente dos Estados Unidos.

Segundo as autoridades, várias pessoas, sem especificar o número, foram acusadas de “motim”.

“Gás pimenta e outros instrumentos de controlo foram usados para controlar os arruaceiros e para proteger pessoas e propriedade”, lê-se num comunicado da polícia.

Pelo menos seis agentes da autoridade sofreram “ferimentos ligeiros” e várias viaturas policiais “foram danificadas”, acrescenta o documento.

Cerca de 150 pessoas vestidas de preto encenaram um "Black Bloc", uma conhecida táctica de bloqueio para grandes eventos públicos. Alguns manifestantes levavam bandeiras anarquistas. Num cartaz lia-se: “Metam medo aos racistas”. Foram partidos vidros e janelas de carros.

Outro grupo de manifestantes do grupo Disrupt J20, mobilizado para, como o nome indica, causar distúrbios no dia da tomada de posse, entrou em confronto com agentes da polícia e bloqueou temporariamente a passagem aos grupos de apoiantes de Trump que chegavam para assistir às cerimónias oficiais.

Os membros do Disrupt J20 auto-intitulam-se anticapitalistas e antifascistas. Foram a Washington contestar as polémicas declarações de Trump sobre as mulheres, a imigração ilegal e os muçulmanos.

Os apoiantes do novo Presidente não se mostraram muito melindrados com os protestos. “Temos os nossos direitos, por isso estou-me nas tintas para isto desde que não me toquem”, disse à Reuters Bob Burns, 56 anos.

Um dos maiores protestos convocados para esta sexta-feira é organizado pela ANSWER Coalition, um grupo de base abrangente e que terá angariado milhares de pessoas para se posicionarem ao longo do percurso da parada inaugural.

[actualizado às 00h40 de sábado]

Tópicos