A chanceler alemã, Angela Merkel, considera que “o destino da Europa está nas mãos dos europeus”, em resposta ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Angela Merkel falava esta segunda-feira, numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro da Nova Zelândia, depois de Trump ter declarado que poderão acontecer mais “Brexit” na Europa.

Em entrevista aos jornais “Bild” e “The Times”, o Presidente eleito dos EUA também criticou a política da Alemanha de abrir a porta aos refugiados.

Questionada sobre esta posição de Trump, a chanceler alemã diz que vai esperar pela tomada de posse do sucessor de Barack Obama, marcada para 20 de Janeiro, para “trabalhar com ele a todos os níveis”.

As declarações de Trump, a rotular a política para os refugiados da Alemanha como um “erro catastrófico”, são “inapropriadas”, disse esta segunda-feira o secretário de Estado norte-americano cessante, John Kerry.

“Francamente, considero inapropriado que um Presidente eleito dos Estados Unidos se intrometa nas políticas de outros países de uma maneira tão directa”, afirmou John Kerry em declarações à CNN.

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros também reagiu esta segunda-feira a Donald Trump.

Frank-Walter Steinmeier disse que existe "preocupação" sobre as posições do Presidente eleito dos Estados Unidos, que afirmou que a NATO é uma organização obsoleta.

Steinmeir, que participa na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas, disse que se encontrou com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

"As declarações do Presidente eleito (Donald Trump) foram recebidas com preocupação", adiantou o chefe da diplomacia de Berlim.