Donald Trump e Hillary Clinton venceram esta quarta-feira em Nova Iorque. Na corrida para a formalização das candidaturas à presidência dos Estados Unidos.

Num discurso confiante, a pré-candidata do partido democrata, Hillary Clinton, afirmou que a vitória está à vista. “Começámos esta corrida não muito longe daqui, na ilha Roosevelt. Pouco menos de um ano depois, a corrida pela nomeação democrata está na recta final e a vitória está à vista.”

No Partido Republicano, nova vitória para Donald Trump no estado de Nova Iorque. O milionário jogou em casa e venceu. O republicano acredita que vai chegar à convenção republicana e vai conseguir a nomeação, derrotando a concorrência.

“Ganhámos agora especialmente, depois desta noite, mais quase 300 delegados que o Senador Cruz, por isso vamos à convenção, aconteça o que acontecer. Acho que vamos chegar lá muito fortes. Vamos à convenção como vencedores”, declarou.

Clinton conseguiu 60,5% dos votos contra os 39,5% de Sanders, segundo estimativas da CNN.

Segundo a CNN, Trump conquistou 68,6% dos votos republicanos, ficando à frente do seu principal rival Ted Cruz, com 13,6%, e do governador de Ohio, John Kasich, com 17,8%, segundo as projecções.

Nas primárias, são eleitos delegados que representam os estados nas convenções nacionais dos dois partidos em que serão escolhidos os respectivos candidatos nas eleições.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América realizam-se em Novembro.