Veja também:


A Coreia do Norte anunciou esta sexta-feira que deteve um estudante universitário norte-americano por ter cometido um “acto hostil” contra o país. A confirmar-se a detenção, será a terceira de um cidadão ocidental, no espaço de cerca de um mês.

O anúncio chegou pela agência de notícias estatal KCNA, segundo a qual o estudante terá entrado na Coreia do Norte como turista e foi “apanhado a cometer um acto hostil, tolerado e manipulado pelo governo dos Estados Unidos, contra o Estado” norte-coreano.

Ainda segundo a mesma agência, o detido é um estudante da Universidade da Virgínia que entrou na Coreia do Norte com o “objectivo de destruir a unidade do país”.

A embaixada dos Estados Unidos na Coreia do Sul confirma a detenção.

No ano passado, um canadiano nascido na Coreia do Sul foi detido pelo regime de Pyongyang e sentenciado a prisão perpétua por subversão. No início deste ano, um homem coreano-americano afirmou à CNN que estava detido na Coreia do Norte por espionagem.

No início de Janeiro, a Coreia do Norte realizou um teste nuclear com uma bomba de hidrogénio, contrariando as resoluções das Nações Unidas e deixando o mundo ocidental em alerta.

A Coreia do Norte é considerada o país mais isolado do mundo e tem como principal aliado a China.