Recorde também a entrevista à Renascença:


O líder do PSD alerta para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque "dá jeito para as eleições", notando ser uma tentativa de "limpar" a proximidade dos últimos quatro anos e eventuais aproximações futuras.

"A distância do PS que tenho notado não é nas sondagens, é a distância relativamente ao BE, que é uma coisa que custa a entender. Enquanto foi útil para o PS, o PS andou quatro anos com o BE ao colo, e o BE com o PS ao colo. Agora, como dá jeito nas eleições fazer uma demarcação do BE, [o PS] faz a demarcação”, afirmou este domingo, no Porto.

“A 6 de outubro, se precisar, volta a chegar-se ao BE", criticou ainda Rui Rio, em declarações aos jornalistas após um percurso de bicicleta e antes de uma caminhada para assinalar o Dia Europeu Sem Carros.

Questionado sobre se se trata de um distanciamento útil, o líder do PSD respondeu "obviamente", observando que o PS, "depois de ter estado encostado à esquerda durante quatro anos, e de voltar a encostar-se se precisar, quer durante o período eleitoral afastar-se para tentar limpar esse aspeto".

A campanha eleitoral para as legislativas arrancou este domingo oficialmente. PSD e PS começam no Norte do país, CDS no Centro e PCP e BE no Sul. O PAN não tem ações marcadas para hoje.