O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, garantiu, esta sexta-feira, ir de encontro ao apelo de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para o fim do discurso de "ódio" no futebol português.

Num artigo de opinião publicado nos jornais desportivos, também esta sexta-feira, o líder da FPF criticou o clima de críticas à arbitragem e de "ódio" e acusações entre clubes, deixando um aviso para os "sinais de alarme" que detecta no seio do futebol nacional.

Em declarações à margem de uma visita ao Centro Náutico de São Lázaro, no Funchal, João Paulo Rebelo salientou que o Governo se alinha com o discurso de de Fernando Gomes: "O Governo está empenhado, como desde sempre esteve empenhado, ao combate ao discurso do ódio, na defesa de classes absolutamente determinantes para o regular funcionamento desta modalidade, como é a classe da arbitragem."

"Não poderíamos estar mais do lado destas soluções pacificadores, sobretudo do lado de um discurso sóbrio e sereno, como o Dr. Fernando Gomes tem habituado, que deve ser um exemplo para todos os dirigentes nacionais, sobretudo para todos quantos têm responsabilidades no futebol em Portugal", sustentou o secretário de Estado.

Na opinião de João Paulo Rebelo, o discurso do "homem forte" do futebol português "ajuda a construir as tais soluções pacificadoras e construtivas" que ajudam a desenvolver a modalidade, "sendo um exemplo também para todo o mundo do futebol".

O secretário de Estado do Desporto revelou, ainda, uma chamada feita, esta semana, a Fernando Gomes, aquando da nomeação do presidente da FPF para a Comissão Executiva da FIFA: "Tive a oportunidade de reforçar o alinhamento que o Governo tem, nestas soluções pacificadoras e construtivas para o futebol português e internacional que ele preconiza."