Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Gomes diz "basta" à "apologia do ódio"

22 set, 2017 - 09:49

O presidente da FPF faz um apelo aos clubes e ao Estado para que se ultrapasse o actual clima de "fogo cruzado" no futebol português, que considera negativo para a saúde da modalidade.

A+ / A-

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, insurgiu-se, esta sexta-feira, contra o clima hostil, de acusações cruzadas, que se vive no futebol português.

Num artigo publicado nos jornais desportivos, o líder federativo afirmou que "o clima que se vive no futebol profissional português é inimigo do crescimento e da afirmação da indústria", além de ser "péssimo exemplo para os mais jovens e um fenómeno que contribui para afastar o adepto, dos estádios e mesmo da modalidade".

Fernando Gomes revelou acompanhar "com particular preocupação" o clima em volta da arbitragem, classificando de "inaceitável" o "tom de crítica" em relação às actuações dos homens do apito. "Estas críticas, que muitas vezes são inspiradas em dirigentes com as mais altas responsabilidades, potenciam o ódio e a violência", escreveu, num claro "recado" a FC Porto e Sporting. "São, quase sempre, uma forma de tentar esconder insucessos próprios, além de constituírem actos de cobardia."

Considerando que, esta época, já ocorreram "acções condenáveis" que afectaram os árbitros e respectivas famílias, o "homem forte" da FPF comentou que não o "surpreenderia se Conselho de Arbitragem e árbitros reflectissem profundamente sobre as reais condições que existem, em Portugal", para quem desempenha as suas funções.

Apelo ao Estado e aos clubes

Fernando Gomes posicionou-se ao lado dos árbitros e observou que "o clima de ódio tem tido reflexo também entre os adeptos", verificando, com "profundo lamento", que há "sinais de alarme" no futebol português, que "os clubes profissionais não podem ignorar", muito menos o Estado.

"Arbitragem sob ameaça e constante crítica; a violência entre adeptos; o ódio entre clubes, espalhado por redes sociais e órgão de comunicação social. E também o desrespeito de muitos pelas regras que eles próprios aprovaram em Assembleia Geral da Liga", acusou o dirigente. "É uma mistura potencialmente explosiva. Temos de conseguir parar antes que seja tarde demais."

"A FPF está disponível para colaborar com o Estado em todas estas frentes", assegurou o líder do organismo que tutela o futebol português.

Fernando Gomes deixou, ainda, um apelo a que os clubes "saibam encontrar pontes de diálogo naquilo que os une" e que "deixem de permitir que os seus símbolos, a sua história e a sua força sejam capturados para a apologia do ódio".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anonimo
    26 out, 2017 Porto 11:45
    Os comentadores que aqui falam são tão ignorantes, pois não sabem o que dizem. Para o que metem o Benfica ao barulho, só lhes digo que olhem para a casa deles, pois tem telhados de vidro
  • manuel gomes
    26 set, 2017 12:55
    este Sr. e a sua cangalhada toda deviam ter vergonha, o ano passado e nos anteriores só defendiam uma cor, e para pacificação do futebol ele deveria ´não dar tacadas a ninguém porque está a cuspir no prato onde come e isso é má educação
  • Nhecos
    23 set, 2017 Nhecolandia 00:22
    ÓDIO NO FUTEBOL PORTUGUÊS! Porque é que existe? - Porque há um clube que domina toda a "estrutura" do futebol Português. A começar pelo presidente que agora fala. Estará preso pelos SMS? - Investiguem os mails as misas, os padres, os assassinatos, as claques ilegais. Não é a julgar os vouchers da maneira que julgaram que vai passificar o futebol Português. Ivestiguem e condenem quem tem de ser condenado! O tempo de estar calado acabou em 1974!
  • Fernando Castro
    22 set, 2017 Vila do Conde 16:51
    O presidente da FPF, só agora falou porque ainda andava a ver onde paravam as sms do seu telemóvel. Agora que já sabe, também já deve ter recebido a cartilha com o que tinha a dizer. Isto parece-me que irá ficar tudo em "águas de bacalhau", ninguém é culpado de coisa alguma!! Passamos um pano sobre tudo o que se passou nos últimos tempos e começamos tudo de novo, ( entretanto alguns padres já se confessaram e os endereços de email foram alterados ) . Só falta intimarem o FJM para que peça desculpas ao SLB e as coisas estão no bom caminho. Entretanto é natal e vemos todos o Pai Natal a distribuir prendinhas pelos meninos mais carenciados. Como é linda a sociedade !!
  • Jorge Peixoto
    22 set, 2017 Maia 13:43
    Num País onde toda a gente mete a cabeça na areia. Ó Sr. Fernando Gomes, deixar tudo como está? Será que isso lhe fica bem? Não me parece, até porque quem não se sente não é filho de boa gente.
  • Jose
    22 set, 2017 Suiça 13:38
    Tem de fazer apologia da verdade desportiva.
  • José
    22 set, 2017 guimarães 12:24
    É pena que só agora se lembre de pedir que aja paz no futebol( benfica) porque a anos quando do apito dourado não se preocupou em defender os que depois foram absorvidos
  • alberto
    22 set, 2017 odivelas 11:46
    0 homem acordou para dizerque odio tem que acabar tudo bem podia tambem aproveitar para apelar as autoridades para nao dormirem e andar com as acusaçoes

Destaques V+