Está suspenso a 26 metros de altura, pesa 540 quilogramas e é feito em resina de polietileno, luzes LED, filtros de cor, aço e fontes de alimentação. Um terço gigante da autoria da artista plástica Joana Vasconcelos vai iluminar-se, pela primeira vez, no próximo dia 12, quando o Papa Francisco chegar ao recinto de oração. A obra foi apresentada esta terça-feira, em Fátima.

A obra, encomendada pelo Santuário de Fátima, chama-se “Suspensão”, é feito de contas brancas, e evoca a essência da mensagem de Fátima: o terço que a Virgem Maria pediu aos pastorinhos que rezassem para alcançar a paz no mundo.

Segundo o reitor do Santuário de Fátima, a partir da noite do próximo 13 de Maio, o terço iluminar-se-á em cada dia, às 21h30, isto é, à hora em que os peregrinos se vão reunir na capelinha para a oração do terço.

“Passa a ser um sinal que nos acompanhará e que acompanhará a ritualidade deste lugar a partir do dia 12 de Maio e até ao fim deste conjunto de grandes peregrinações em Outubro”, disse.

A cruz que remata a escultura tem a proporção traçada segundo o desenho do Homem de Vitrúvio, de Leonardo da Vinci – Jesus Cristo é o homem novo que está no centro do universo.

Para Joana Vasconcelos, que está ligada a Fátima como peregrina desde 2002, a obra procura reflectir “a relação entre o céu, a terra e a luz” e fazer passar “uma mensagem de paz, de tolerância e de amor para o mundo”.

“Esta mensagem de paz é muito importante neste momento e é muito importante que haja símbolos que ajudem a que essa mensagem seja passada”, disse.

Contactado pela Renascença, o Santuário de Fátima não divulga o valor da obra, remetendo para "momento oportuno" a divulgação das despesas relativas ao centenário das aparições.