O objectivo é ajudar os europeus a planearem as suas férias com todo a informação e segurança e, por isso, a plataforma centraliza num só sítio informação sobre viagens e turismo em cada um dos 27 Estados-membros. Fornece informações em tempo real sobre a situação nas fronteiras, os meios de transporte disponíveis e os serviços turísticos que estão a funcionar.

A plataforma chama-se Re-open EU - "Reabrir a União Europeia". Está disponível no site da Comissão e inclui informações práticas sobre as restrições às viagens, a situação sanitária e as medidas de segurança, como o distanciamento ou o uso de máscaras, e outras informações úteis sobre a oferta turística de cada país.

Cabe aos 27 enviarem a informação sobre a respectiva situação nacional e são, portanto, os Estados-membros os responsáveis pela informação que consta na plataforma.

O objectivo é ajudar os europeus tomar as suas decisões de férias, a organizar os planos de viagem e a manterem-se seguros durante as deslocações. Pretende ajudar igualmente os restaurantes e hotéis, bem como as cidades da Europa em geral, a inspirarem-se nas soluções inovadoras desenvolvidas por outros.

A plataforma inclui ainda informações sobre os regimes de vales patrocinados. Estes vales permitem aos consumidores apoiar os seus hotéis ou restaurantes preferidos, adquirindo vales para estadas ou refeições para depois da reabertura, ajudando o setor da hotelaria e restauração.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.