Veja também:


A EDP vai antecipar para abril o pagamento de mais de 30 milhões de euros a cerca de 1.200 fornecedores, sobretudo pequenos negócios e pequenas e médias empresas (PME), que só deveriam receber em maio, anunciou a empresa em comunicado.

Segundo a empresa, a medida pretende ser um “apoio no atual contexto de pandemia, para garantir que essas empresas têm liquidez para pagar salários e manter a sua atividade, assim como os postos de trabalho”.

Ainda no contexto do impacto da pandemia de Covid-19, a EDP já tinha suspendido cortes de energia aos clientes residenciais e pequenos negócios durante este período. A empresa avançou também “com novas medidas com vista a adquirir materiais e equipamentos para hospitais e equipas médicas em Portugal, Espanha e Brasil”.

Uma dessas iniciativas envolve a doação de 500 mil euros para aquisição de materiais essenciais para garantir a proteção de pacientes e pessoal médico em hospitais no combate ao novo coronavírus. Esta lista inclui 500 mil máscaras cirúrgicas, mais de 20 mil máscaras para respiradores e 10 mil fatos de proteção – todos estes equipamentos deverão ser entregues ao longo das primeiras três semanas de abril.

No comunicado enviado às redações, a empresa lembra ainda que em Espanha, através da Fundação EDP, vai doar mais de 40 mil euros para apoiar a produção de 15 mil litros de gel desinfetante.

A EDP Brasil também se juntou a este esforço coletivo, na última semana, ao aprovar a doação de seis milhões de reais (mais de um milhão de euros) para ajudar na compra de 345 ventiladores para os hospitais no Estado de São Paulo.