Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BTV fala em e-mail comprometedor de um dirigente da FPF para um director do FC Porto

20 nov, 2017 - 19:00

"Contra-ataque" do Benfica através do canal televisivo do clube no programa "Chama Imensa"

A+ / A-

As denúncias foram avançadas pelo comentador da estação, José Marinho. Este elemento do Departamento de Comunicação do Benfica diz que, para já, o conteúdo do e-mail não pode ser divulgado na íntegra, pois o mesmo ainda não está a ser analisado pelas autoridades.

"Agora que estão na moda os e-mails, nós também temos e-mails. E atenção: não há pirataria, ninguém roubou coisíssima nenhuma. São e-mails que chegaram ao Benfica e não foram ‘prints’. Há um e-mail de um alto cargo de um dirigente da FPF para um diretor-geral da SAD do FC Porto – temos cópia desse email - que, se fosse divulgado, eu faço ideia o que se diria sobre o que são realmente suspeitas de tráfico de influências e divulgação de informação confidencial da FPF. Mas para já não podemos divulgar, porque ainda não estão a ser analisados pelas autoridades, porque elas não podem fazer tudo ao mesmo tempo. Mas, no dia em que forem, vamos divulgar", referriu.

O Benfica denunciou na BTV aquilo que diz ser a estrutura e os elementos do "novo Apito Dourado". O Benfica diz que o líder da estrutura é o presidente do FC Porto, Pinto da Costa. Nessa estrutura, o Benfica refere que estão nomes como Luís Gonçalves e Joaquim Pinheiro e acrescenta um braço armado da estrutura protagonizado pela claque Super Dragões.

E fala noutros nomes como António Perdigão, Alexandre Morgado, Carlos carvalho, Sérgio Pereira, Monteiro da Silva, Luis Ferreira, e Vitor Ferreira.

O clube encarnado pede investigação das autoridades judiciais devido a ameaças a "árbitros e famílias".

"São práticas de violência, coação e condicionamento que a claque (Super Dragões) tem dedicado parte do seu tempo de há um ano a esta parte”, acrescenta-se.

O Benfica entregou às autoridades a informação que dispõe sobre alegadas ameaças e dá um exemplo, sem identificar o árbitro visado. “Um árbitro, a uma hora de um jogo oficial recebeu uma chamada da esposa a dizer que tocaram à campainha de casa a perguntar pela filha e oferecendo-se para a levar ao colégio na manhã seguinte”.

O clube encarnado pede investigação à relação causa-efeito de Luís Ferreira como árbitro do Benfica-Boavista da época passada, tendo o mesmo árbitro sido o vídeo-árbitro do Porto-Belenenses e deixa perguntas no ar sobre denúncias remetidas ás autoridades judiciais.

“É ou não verdade que Pinto da Costa telefonou várias vezes recentemente a um árbitro internacional e que era um dos principais promotores da greve que os árbitros se propunham fazer nos jogos da Taça da Lig? Era do interesse do FC Porto e também do Sporting que essa greve não se realizasse porque poderia prejudicar o controlo do FC Porto. É ou não verdade que Pinto da Costa pediu a António Perdigão para falar com vários árbitros e assistentes tentando influenciá-los a não fazer greve? E será ou não verdade que o argumento que usava era os árbitros terem de estar bem com o FC Porto e o presidente porque, com o apoio deste, nada acontece, ao contrário do que aconteceu a outros como Cosme Machado e Tiago Antunes que desceram de categoria? Tudo isto está nas suspeitas apresentadas pelo Benfica às autoridades judiciais”, referiu José Marinho.

Ainda sobre a alegada interferência do Porto na desmobilização da greve dos árbitros, José Marinho deixou mais uma questão que também foi remetida para as autoridades judiciais.

É ou não verdade que Pinto da Costa e Luís Gonçalves falaram com Bertino Miranda e Ricardo Duarte para que estes pudessem ajudar à desmobilização dos árbitros? O que está aqui em questão não é a actuação de Bertino Miranda e Ricardo Duarte, elementos do Conselho de Arbitragem. O que está em causa é o que os dirigentes do FC Porto andam a dizer aos árbitros”.

Ainda sobre Luis Gonçalves, director geral do FC Porto, José Marinho deixou mais uma denúncia já entregue às autoridades.

“Será ou não verdade que Luís Gonçalves no final do FC Porto-Tondela da época passada se dirigiu a Luis Ferreira afirmando de forma audível e com várias testemunhas afirmando que não desceria de divisão? A verdade é que Luis Ferreira não desceu por algumas décimas e no seu lugar desceram Tiago Antunes e Jorge Ferreira. Investigue-se”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Costa
    21 nov, 2017 Viana do Castelo 16:26
    Este Sr. José Marinho revela-se como investigador. Mas auguro que se for como a de jornalista que foi, da Sportv, então vai ser curtinha. Como os mais velhos dizem, os cães ladram, mas a caravana passa...
  • rocha
    21 nov, 2017 china 12:00
    Passa onde vai este benfica ? Ainda pode descer mais ? Nem estou a falar em descida de divisão embora ate isso se complica a cada dia que passa . Mas os atuais dirigentes do benfica pensam que as pessoas não percebem o que se passa ?
  • Atento
    21 nov, 2017 Leça da Palmeira, Matosinhos 10:03
    A Renascença com tanta pressa e com tanto pormenor na divulgação de uma notícia do Benfica mas 'esqueceu-se' durante muitos meses de falar nos mais dinvulgados pelo Porto ... o POLVO VERMELHO ENTALADO ...
  • Jorge Ferreira
    21 nov, 2017 Mirandela 09:10
    Ena pá o Benfica também já faz pirataria informática... que falta de originalidade!!!! Tão previsíveis!!!!
  • 20 nov, 2017 22:34
    É no mínimo caricato! Abro o computador, entro no Google para pesquisa e, vejo: Benfica joga dia 22 às 17:00, Porto joga dia 21 às 17:00, Sporting joga dia 22 19:30. Tendo em conta o facto de o Porto jogar amanhã dia 21, porque a ordem não é diferente: Porto, Benfica, e Sporting. São as pequenas coisas que fazem lembrar as grandes! Não se queixem...

Destaques V+