A+ / A-

Henrique Raposo

“Israel está num beco sem saída”

15 abr, 2024 - 10:22 • Sérgio Costa , Olímpia Mairos

Henrique Raposo comenta o ataque iraniano com "drones" sobre Israel.

A+ / A-
“Israel está num beco sem saída, onde nunca tem uma boa solução”

“Israel está num beco sem saída, onde nunca tem uma boa solução”. A analise é de Henrique Raposo, no seu espaço de comentário na Renascença, após o ataque iraniano com “drones”, não muito bem-sucedido, sobre Israel.

Para o comentador, “é um beco sem saída, onde Israel é o mais forte. E, ao contrário das guerras do passado, no século XX, em que Israel lutou para sobreviver e a sua sobrevivência incontestada estava mesmo em causa, não é o caso, hoje em dia”.

“E nós estamos sempre a dizer a Israel para fazer uma coisa que é bastante difícil enquanto Estado, enquanto sociedade, que é apanhar, estar quieto”, assinala.

Na visão de Raposo, do ponto de vista histórico e racional faz todo o sentido, “porque a grande lição do terrorismo em qualquer época - e tivemos agora há pouco tempo o 11 de setembro e a Hiper reação americana - é que o terrorismo tem uma importância emocional que é inversamente proporcional à sua real importância estratégica e política”.

No seu espaço de comentário n’As Três da Manhã, Raposo defende que “a única solução era termos um exército exterior, uma terceira parte a controlar Gaza”, apontando que “esse exército teria que ser composto pelos árabes - Jordânia, Egito e Arábia Saudita”.

Mas “isso não existe, pelo menos, enquanto Israel continuar a atacar Gaza”, adverte, sinalizando, no entanto, que há “aqui uma oportunidade” – o medo do Irão, que une os árabes e Israel.

O comentador lembra ainda que o Irão é persa, é xiita e mantém na cúpula do poder um radicalismo islâmico que os outros abandonaram.

“Convém voltarmos atrás, antes do 7 de outubro - Israel estava à beirinha de ter um acordo histórico com a Arábia Saudita e com todos os outros árabes. É altura de recuperar isso e de chamar a atenção aos árabes, que também têm que assumir responsabilidades”, defende.

Por fim, Raposo diz não compreender como se pode pedir a Israel para ficar quieto, quando o Irão, neste momento, “tem a cadeira do desarmamento na ONU e teve, há pouco tempo, a cadeira dos Direitos humanos”.

“Parece piada, mas não é”, atira, rematando que “o Irão está a fazer uma coisa que todas as ditaduras fizeram, a começar no Salazar em 61, uma guerra externa para conseguir uma unidade interna que já não tem”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+