A+ / A-

Dióxido de carbono bate recorde. ONU alerta para possível "subida perigosa da temperatura”

30 out, 2017 - 10:37

A última vez que a Terra registou um valor comparável foi há três a cinco milhões de anos.

A+ / A-

As concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera responsáveis pelas alterações climáticas atingiram um nível recorde em 2016, anunciou a Organização Mundial de Meteorologia, que alerta para uma possível "subida perigosa da temperatura".

"A última vez que a Terra registou um teor de dióxido de carbono comparável foi há três a cinco milhões de anos: a temperatura era 2º a 3ºC [Celsius] mais elevada e o nível do mar era superior em 10 a 20 metros relativamente ao actual", refere a agência das Nações Unidas, no seu boletim anual sobre gases com efeito de estufa.

Os gases com efeito de estufa tinham já ultrapassado o limiar de 400 por milhão (ppm) em alguns meses, em locais específicos, mas nunca numa base anual global, indicou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas.

No último boletim sobre gases com efeito de estufa, a OMM também registou um “aumento para novos recordes” este ano das taxas de concentração de CO2, prevendo que a média anual se mantenha acima dos 400 ppm “por muitas gerações”.

O aumento da concentração de CO2 deve-se em parte a um forte “El Niño”, fenómeno meteorológico que se regista a cada quatro ou cinco anos com um efeito de aquecimento generalizado.

O “El Niño” deu origem a “secas nas regiões tropicais e reduziu a capacidade de absorção do CO2 de florestas, vegetação e oceanos”.

Petteri Taalas, responsável da agência, com sede em Genebra, advertiu que apesar de o fenómeno ter diminuído “as alterações climáticas não”.

Taalas aplaudiu o acordo conseguido em Kigali no início deste mês, que visa a eliminação faseada dos hidrofluorocarbonetos (HFC), uma categoria de gases com efeito de estufa muito acentuado, mas altamente usada em frigoríficos e aparelhos de ar condicionado.

O responsável da OMM advertiu que sem uma acção semelhante para eliminar as emissões de CO2, o mundo vai continuar a falhar os objectivos definidos no acordo histórico de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Um relatório da Agência Europeia do Ambiente (EEA, sigla em inglês) revela que a poluição do ar causou 520.000 mortes prematuras em 2013, das quais 6.640 em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    30 out, 2017 Portugal 17:56
    CO2 nao aumenta temperatura e cientistas já isso provaram, por outro lado. todos devemos parar de respirar pois libertamos co2.
  • Maria Auxiliadora
    30 out, 2017 mensajesdelbuenpastorenoc.org/ 16:39
    Mensagem de apelo urgente de Maria Auxiliadora aos líderes e moradores da TERRA 29 /1/ 2017 Meus filhos: a água está a esgotar-se devido aos abusos que estão a causar aos ecossistemas. Estes abusos irão provocar dias de fome e escassez. Em muitas nações os seus habitantes morrerão de fome e sede. Não desperdiceis água, porque as bacias dos rios estão a secar, assim como suas fontes. Os ecossistemas terrestres e aquáticos são os pulmões da terra. A destruição da floresta e a poluição estão a provocar o aquecimento. As calotes polares estão a fundir-se devido ao aumento da temperatura, o que implica graves consequências para a criação. O clima é controlado pela poluição ambiental e pelo aquecimento global. Isso trará a vós fome e seca. O lado destrutivo do homem está a destruir os ecossistemas. Muitas espécies de fauna e flora estão em perigo; a atmosfera está a enfraquecer e vai chegar o momento em que os raios do sol tornarão inabitáveis muitos lugares na terra. Os recursos naturais estão a esgotar-se. Faço um apelo urgente aos habitantes da terra e aos governantes para realizarem planos de reflorestamento e poupança de água e energia. Porque se continuarem a poluir e a desmatar, a terra se tornará num deserto. Governantes deste mundo, das vossas ações para com os ecossistemas dependerá a vida no planeta! Como Mãe da humanidade, eu estou a chamar os habitantes da terra para que não destruam mais recursos naturais e para que promulgar leis que favorecem a vida no planeta.
  • Paula Moreira
    30 out, 2017 Portugal 13:01
    Para Portugal ir ao encontro da redução de CO2: nas estradas vias rápidas com faixa para eléctrico /metro de superfície entre cidades; nas avenidas das localidades pôr eléctricos e substituir maioria dos autocarros; fábricas de biomassa; fábricas para tratar lixos e não aterros que contaminam solo/ar; autocarros movidos a gás natural; fábricas de reciclagem vários materiais; eólicas no mar e mais em terra; energia pelas ondas do mar e rios; recolha mais abrangente/intensiva de materiais para reciclar e incentivos na recolha de garrafas de água com senhas de valor em euros para uso no supermercado; autocarros/carros eléctricos ; painéis solares obrigatórios nas fábricas , instituições, casas, campos de futebol, estradas, prédios, jardins, hospitais, rede postes de electricidade, etc... ao máximo onde for possível a sua colocação. Tudo isto já existe? Sim claro. Mas em Portugal faz-se a sério ou é uma amostra. Captação e sistemas de armazenamento/gestão/acumuladores de energia proveniente de fontes limpas/renováveis. Já devíamos de ter começado desde o início do aparecimento destas "tecnologias". Outros que não têm o sol disponível, estão muito avançados. Para quê este "atraso"? Ganhámos o quê com isto? Claro para o desenvolvimento que leve à qualidade de vida da sociedade/todos. Sejamos coerentes. Se tememos as alterações climáticas, temos aplicar estas medidas, está tudo disponível "há muito tempo" também para gerar riqueza no país. Isto é para quem ama o seu país! Obrigada.

Destaques V+