Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF dá autorizações de residência a condenados por crimes violentos que tenham filhos em Portugal

10 out, 2017 - 08:01

SEF está a conceder autorizações de residência por "razões humanitárias" a cadastrados que tenham cumprido pena por homicídio, tráfico de droga e crimes violentos.

A+ / A-

As alterações à Lei de Estrangeiros, aprovada em Agosto pelo PS, PCP e BE, impedem a expulsão de cadastrados que demonstrem que têm ligações familiares em Portugal, avança esta terça-feira o "Diário de Notícias". Por isso, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a conceder autorizações de residência por "razões humanitárias" a estrangeiros condenados por crimes violentos.

A expulsão deixou de ser permitida se tiverem filhos a viver no país. Segundo o "Diário de Notícias”, isto abrange cadastrados que tenham cumprido pena por homicídio, tráfico de droga e crimes violentos.

Segundo fontes ligadas ao processo, cerca de duas dezenas de casos já foram abrangidos por esta alteração.

Na legislação revogada, tal como na nova, não podem ser expulsos estrangeiros que "tenham nascido em território português e aqui residam habitualmente; tenham a cargo filhos menores, sobre os quais exerçam responsabilidades parentais e assegurem sustento e educação; se encontrem em Portugal desde idade inferior a 10 anos e aqui residam".

Mas, enquanto a anterior lei impunha como excepção casos de "atentado à segurança nacional ou à ordem pública, cuja presença ou actividades no país constituam ameaça aos interesses ou à dignidade do Estado Português ou dos seus nacionais; e em relação ao qual existam sérias razões para crer que cometeu actos criminosos graves ou que tenciona cometer actos dessa natureza, designadamente no território da União Europeia", com a alteração aprovada pelo PS, PCP e BE, apenas pode haver expulsão "em caso de suspeita fundada da prática de crimes de terrorismo, sabotagem ou atentado à segurança nacional ou de condenação pela prática de tais crimes".

Para o SEF, o regime era "equilibrado" e já só permitia expulsar "os cidadãos estrangeiros cuja conduta se pautava pelo total desrespeito de normas de convivência em sociedade, que praticaram crimes extremamente graves contra as pessoas, a maior parte das vezes de forma reincidente (dezenas de crimes) e que não possuem qualquer modo de vida lícito conhecido".

Pode ler-se no artigo que esta polícia alertava para o facto de que, muitas vezes, o poder paternal é "meramente aparente" e que o criminoso se aproveita desse facto para ficar protegido contra a expulsão.

Em 2016, o SEF expulsou 369 estrangeiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • de loucos
    10 out, 2017 Santarém 22:56
    O melhor mesmo que a geringonça tem a fazer é declarar este país paraíso para bandidos e assim bandidos de todo o mundo já saberão o local certo para se refugiarem, onde iremos parar com gente desta a governar e o país a tornar-se dia a dia mais inseguro?
  • Margarida
    10 out, 2017 Lisboa 15:27
    Para mim ainda é piordar residência com proposta de contrato de trabalho. Agora as máfias da imigração ilegal e que estão bem. Está lei e uma anedota da mixórdia do governo
  • fanã
    10 out, 2017 aveiro 14:56
    Inacreditável !!!!............mas que competência tem estes indivíduos criminosos de educar filhos ????.o "humanitário tem as costas largas !
  • Horacio
    10 out, 2017 Lisboa 13:30
    Quem não concorda em dar residência em Portugal a assasinos ,traficantes de drogas e bandidos em geral não pode votar nestes partidos de esquerda ,por razões humanitárias . Simplesmente porque estes partidos não se importam com as vidas dos seus próprios cidadãos . Sempre acham desculpas para beneficiar infratores e delinquentes principalmente que não sejam portugueses em detrimento do país e dos portugueses . A pergunta é porque?. . E a resposta é simples porque este tipo de gente se torna dependente da assistência social e dependente dos partidos de esquerda .so há uma solução .rua na próximas eleições .se as pessoas de bem votarem contra estas ideias insanas e perigosas ainda podemos ter um país e não uma república das bananas .PS ,PCP, BE.= Crime ,imigração de criminosos, degradação social, degradação cultural.
  • rm
    10 out, 2017 12:29
    Esta gente (BE e Companhia) não tem Amor a PORTUGAL. Se querem reagrupar a familia do ex-criminoso, reagrupem no país dele. Podem garantir que todos os ex-criminosos não são reincidentes ? Vocês são: ingénuos, líricos, ideológicos. Ainda vão transformar Portugal num país inseguro.
  • Marco Almeida
    10 out, 2017 Olhão 12:28
    Oh Raphael, não é preciso ir ao Brasil, já têm cá muita portuguesa prostituta para o efeito
  • Miguel
    10 out, 2017 Lx 12:23
    Pois assim já se entende a demissão da diretora do sef... Onde é que isto vai parar!!!!
  • Filipe
    10 out, 2017 évora 12:13
    Com os polícias a entrarem às 9h e a saírem às 16horas de dias úteis , vejam só como qualquer dia não se pode andar na rua em Portugal , no tempo do Salazar vivia-se sempre com as portas abertas e janelas abertas .... os criminosos eram os vadios da política que regressaram após 25 Abril e tomaram Portugal .
  • rui
    10 out, 2017 serpins 11:47
    Como de costume vai-se a ver e afinal não é bem assim. O diabo foi de vela, logo há que inventar novos circos.
  • mendes
    10 out, 2017 braga 11:19
    votem na esquerda votem pcp be e ps e aguentem as consequencias lamento muito ter votado no ps porque eu nao votei neste ps de esquerda radical neste ps que se coloca de joelhos em frente ao be e ao pcp para estar no governo

Destaques V+