26 set, 2017 - 12:28
Fátima recebe a partir desta terça-feira o encontro da rede de santuários marianos europeus.
Naquela cidade encontram-se representantes de 21 santuários que compõem a Rede Mariana Europeia.
A rede foi fundada pelos santuários de Loreto, Czestochowa, Lourdes, Altotting e Fátima e desde então cresceu até englobar os 21 santuários actuais. O primeiro encontro decorreu em 2003 em Lourdes. O objectivo é partilhar ideias, esforços e soluções para problemas comuns.
O encontro começa esta terça-feira à tarde com uma sessão de boas-vindas e oração de vésperas. Os trabalhos propriamente ditos começam apenas na quarta-feira com uma comunicação do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas e outra de Pedro Valinho Gomes, director do Serviço de Peregrinos. Para a tarde, depois de uma visita a Aljustrel e Valinhos, onde os pastorinhos nasceram e viveram, haverá uma conferência da postuladora da causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto sobre a santidade destes, que foi declarada oficialmente pelo Papa em Maio.
O último dia está reservado para partilha por parte dos diferentes santuários presentes, que são Altötting (Alemanha); Banneux (Bélgica); Brezje (Eslovênia); Csíksomlyó (Roménia); Czestochowa (Polônia); Einsiedeln (Suíça); Fátima (Portugal); Gibraltar; Knock (República da Irlanda); Levoca (Eslováquia); Loreto (Itália); Lourdes (França); Máriapócs (Hungria); Mariazell (Áustria); Marija Bistrica (Croácia); Malta; Vilnius (Lituânia); Walsingham (Inglaterra); Zaragoza (Espanha); Zarvanyzia (Ucrânia) e Mátraverebély (Hungria).