Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Madrid acena com mais financiamento caso a Catalunha abdique do referendo

21 set, 2017 - 16:00

O ministro da Economia de Madrid tenta "pôr a cenoura à frente do burro". "Desde que abandonem os planos de independência, poderemos falar”, diz Luis de Guindos, em entrevista ao "Financial Times".

A+ / A-

O ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos, admite um novo diálogo com a Catalunha sobre o "sistema de financiamento e outros problemas", caso a região desista do referendo agendado para 1 de Outubro.

"Desde que abandonem os planos de independência, poderemos falar”, diz Luis de Guindos, em entrevista ao "Financial Times".

Apesar de admitir que a Catalunha "já tem um bom acordo de autonomia", o ministro do governo de Madrid admite conversar sobre um dos mais fortes motivos que levam a esta reivindicação autonómica.

A deriva independentista catalã intensificou-se em 2012, mas não houve espaço para diálogo. O ministro da Economia entende que agora é diferente, porque já não há crise económica. "A situação mudou, temos mais margem fiscal, estamos em recuperação e isso abre novas oportunidades de debate", argumenta Luis de Guindos.

O ministro estima que se a Catalunha se tornasse independente, reduziria em 30% o PIB e duplicava a taxa de desemprego. Guindos defende, ainda que, os mercados financeiros não sentiram, até este momento, o impacto da crise política na Catalunha porque "não acham que [a Catalunha] se vai tornar independente".

A região é responsável por um quinto da riqueza produzida em Espanha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre
    21 set, 2017 Lisboa 21:21
    Se deram a independência à Bósnia e ao Kosovo, porque não podem dar à Catalunha? Se a Espanha se diz democrática, porque não aceita um referendo na Catalunha? Mariano Rajoy fez muita campanha contra Maduro na Venezuela e acusou-o de ser ditador. Tenho a impressão que, hoje, o ditador é Mariano Rajoy porque persegue os independentistas e não aceita por absoluto um referendo na Catalunha.
  • Tiago Soares Pinto
    21 set, 2017 Porto 16:40
    A Catalunha Livre e Independente! Independência! Olá, República da Catalunha! Se o Sim ganhar, fico muito feliz! A festa do Sim tem de ser muito grande! Até ao dia 4 de outubro a Catalunha tem de fazer a declaração unilateral de independência! O Sim ganha com mais de 59,5% de acordo com 2 sondagens de setembro de 2017. Mais de 50,5% querem votar no referendo. http://www.electograph.com/2017/09/cataluna-referendum-1-o-sondeo.html?m=1 Sondagem realizada para o site eldiario.es: 59,9% de participação no referendo e vitória do Sim com 59,5% contra o Não com 30,7%. O Sim impõe-se em todas as faixas etárias: Dos 18 aos 30 anos: 65%. Dos 31 aos 44 anos: 63%. Dos 45 aos 64 anos: 58%. Maiores de 65 anos: 56%. A opção independentista não para de crescer na Catalunha, em comparação com sondagens anteriores. Os dados completos desta sondagem estão aqui: http://m.eldiario.es/politica/catalanes-encuesta-referendum_0_687681559.html Dia 01/10: "Quer que a Catalunha seja um estado independente em forma de república?" Sim, a Catalunha Livre e Independente! Olá, República da Catalunha!

Destaques V+