A+ / A-

Marcelo ao lado dos Reis de Espanha na homenagem às vítimas em Barcelona

20 ago, 2017 - 10:18

Bispo auxiliar recorda as palavras de Jesus para lembrar que “o povo não tem medo e quer gozar o dom da paz”. Corpos das portuguesas chegam a Portugal na segunda-feira.

A+ / A-

Decorreu, este domingo de manhã, uma cerimónia religiosa de homenagem das vítimas mortais do duplo atentado em Barcelona. Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, presidiram à cerimónia, a que assistiram também o Presidente da República Portuguesa e o primeiro-ministro de Portugal.

No início da celebração, o bispo auxiliar de Barcelona saudou a assembleia e lembrou o lema que tem soado nas ruas desde sexta-feira.

“Recordemo-nos que Jesus nos disse com insistência ‘não tenhais medo’. Nas ruas, tem nestes dias soado o lema ‘não temos medo’. A eucaristia que estamos a celebrar nos identifica como resto de unidade entre todos os presentes e é uma chamada a viver a plena comunhão de um povo que não tem medo e quer gozar o dom da paz”, afirmou D. Sebastian Taltavull Anglada.

“Nas visitas aos diferentes hospitais, quisemos mostrar às vítimas – entre elas famílias inteiras com filhos e grupos de amigos – a nossa solidariedade em nome de todos e rezar com elas pela sua rápida recuperação. Incluindo visitámos famílias de religião muçulmana, também vítima do atentado e cujos membros, com lágrimas no rosto, me agradeceram a visita e a oração”, afirmou ainda.

Marcelo e Costa tomam café nas Ramblas. “O terrorismo não derrota o nosso modo de vida”
Marcelo e Costa tomam café nas Ramblas. “O terrorismo não derrota o nosso modo de vida”

Sebastià Taltavull Anglada disse ainda que “estes dias têm sido de lágrimas, de muitas lágrimas, mas sobretudo de muita humanidade", destacando "o esforço e a solidariedade de todos os cidadãos" desde o primeiro momento.

"Esta dura realidade sofrida no coração do nosso povo queremos ver transformada numa nova situação de paz", sublinhou também.

"Uma paz trabalhada com o esforço de todos para educar a favor de uma nova forma de convivência que respeite e promova os direitos humanos e a dignidade das pessoas, superando toda a diferença e exclusão", desejou.

“Pela paz e pela concórdia” – assim foi designada a missa desta manhã, celebrada na Basílica da Sagrada Família pelo Cardeal José Omella.

Catorze pessoas perderam a vida no duplo atentado em Barcelona (o primeiro, na quinta-feira à tarde; o segundo ao início da madrugada de sexta-feira), duas delas portuguesas que se encontravam em férias e tinham acabado de chegar à capital catalã.

Mais de 100 pessoas ficaram feridas e muitas ainda se encontram hospitalizadas.

Marcelo e Costa presentes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, assistiram à missa pela paz e concórdia.

Ao chegar ao local, Marcelo cumprimentou Felipe VI e Leticia, o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, o primeiro-ministro português, António Costa, que chegara momentos antes, e o presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemon.

No interior da basílica, António Costa ficou perto do homólogo espanhol, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa assistiu à missa ao lado dos reis, que lhe endereçaram o convite a estar presente na cerimónia.

Os atentados ocorreram na Praça da Catalunha (nas movimentadas Ramblas) e um pouco mais a sul, na estância balnear de Cambrils, tendo sido levado a cabo com a utilização de viaturas que atropelaram pessoas indiscriminadamente.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Confirmada segunda vítima mortal portuguesa em Barcelona
Confirmada segunda vítima mortal portuguesa em Barcelona
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ramalho
    20 ago, 2017 Minde 18:00
    Estes dois papagaios não perdem uma oportunidade para se mostrar , ate nas horas mais difíceis
  • Pedro Cabral
    20 ago, 2017 Portugal 17:24
    Marcelo como PR é uma autentica e verdadeira nulidade mas como "página necrológica" de Belém é excelente!
  • Mario
    20 ago, 2017 Portugal 15:25
    Tudo isto nao passa do correctamente politico no seu melhor, hipocrisia nada mais.... Pois morreram 64 pessoas e os Espanhóis nao vieram a missa nem se fizeram representar.
  • Miguel
    20 ago, 2017 Lisboa 14:27
    Está a sorrir na foto ou é impressão minha?
  • António Óscar Gandra
    20 ago, 2017 Casais Novos-Alenquer 14:11
    Acho que a presença do Presidente e do PM foi uma decisão muito acertada e positiva, por tudo o que ele representa
  • Rui
    20 ago, 2017 Viseu 13:53
    Excelente oportunidade para finalmente aparecerem nas TVs internacionais. Paga Zé. Infelizmente o efeito será nulo. Excepto as viagens e as comédias que tem efeito negativo
  • Carlos Gonçalves
    20 ago, 2017 Seixal 13:47
    Sei que não vai ser publicado, para isso vocês fazem a filtragem, mas não deixo de vos dizer que adoro o vosso título: Marcelo ao lado dos Reis de Espanha no funeral das vítimas em Barcelona....até parece que foi só ele a Barcelona.... Tendenciosos? Não, que ideia!!
  • MP
    20 ago, 2017 Aveiro 12:48
    "Decorreu, este domingo de manhã, o funeral das vítimas mortais do duplo atentado em Barcelona. Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, presidiram à cerimónia, a que assistiram também o Presidente da República Portuguesa e o primeiro-ministro de Portugal." Os Reis presidiram ao funeral?

Destaques V+