A+ / A-

Surpresa em Israel. Netanyahu mantém-se no poder

18 mar, 2015 - 07:06

As sondagens de final de campanha devam a vitória à União Sionista. Durante a contagem, as projecções indicavam um empate técnico, mas o partido do actual primeiro-ministro acabou por vencer as eleições legislativas.

A+ / A-
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, é o vencedor das eleições legislativas antecipadas de terça-feira. Uma surpresa, depois de as sondagens terem, primeiro, apontado para a sua derrota e, depois, para um empate técnico.

“Contra todas as probabilidades, conseguimos uma grande vitória para o Likud [partido de Netanyahu] e para o nosso povo. Estou orgulhoso do povo de Israel, que no momento da verdade soube fazer a escolha certa”, afirmou no seu discurso de vitória.

“Já falei com os líderes dos partidos de direita, para que se juntem a mim na formação de um governo, sem demoras”, adiantou.

Na terça-feira à noite, as projecções indicavam um empate técnico entre o Likud e a União Sionista, de centro-esquerda – partido que, de acordo com as sondagens divulgadas no final da campanha, deveria vencer as eleições.

O Likud acabou por conseguir, pelo menos, 30 dos 120 lugares no Parlamento (Knesset), contra os 24 do seu principal rival.

Segundo o diário israelita “Haaretz”, Bibi (como é conhecido Benjamin Netanyahu) e Naftali Bennett, líder da formação Casa Judaica, de direita, concordaram, minutos após o fim da votação, iniciar conversações com vista à formação de um governo de coligação. Este é o quarto mandato de Netanyahu.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+