A+ / A-

Macron "não tem dúvidas" de que Rússia vai atacar os Jogos Olímpicos em Paris

04 abr, 2024 - 11:57 • João Malheiro

Os atletas russos e bielorrussos que apoiarem a invasão ao território da Ucrânia não são elegíveis para os Jogos Olímpicos.

A+ / A-

O Presidente de França "não tem dúvidas" de que a Rússia vai querer atacar os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

Questionado pelos jornalistas esta quinta-feira, Emmanuel Macron não descarta que o evento desportivo seja um alvo do Kremlin, incluindo em termos de informação e cibersegurança.

Os Jogos Olímpicos realizam-se entre 26 de julho e 11 de agosto. Os atletas russos e bielorrussos não vão participar na cerimónia de abertura e terão de competir sob uma bandeira neutra.

Os atletas que apoiarem a invasão russa do território da Ucrânia não são elegíveis para os Jogos Olímpicos.

O ministro da Defesa russo disse esta quinta-feira, após uma conversa telefónica com o ministro francês das Forças Armadas, esperar que "os serviços secretos franceses" não estejam envolvidos no ataque terrorista em Moscovo, reivindicado pelo Estado Islâmico (EI).

Por sua vez, o ministro francês das Forças Armadas, Sébastien Lecornu, tinha "lembrado a disponibilidade da França" para o "aumento de intercâmbios" com a Rússia na luta contra o "terrorismo", após o ataque de 22 de março, reivindicado pelo EI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+