14 jul, 2017 - 14:40
O Papa Francisco elogia o “zelo apostólico” e o “exemplo de vida” do arcebispo de Braga no “auxílio aos pobres” e concede-lhe a sua bênção apostólica.
Em carta enviada, por ocasião das bodas de ouro sacerdotais do arcebispo primaz de Braga, o Papa Francisco sublinha as iniciativas do prelado de Braga “no auxílio aos pobres e aos necessitados de cuidados especiais” e recorda as qualidades do ex-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
A mensagem a ser lida, esta tarde, pelo núncio apostólico, monsenhor Rino Passigato durante a sessão solene das comemorações dos 50 anos sacerdotais de D. Jorge, o Santo Padre realça, ainda, o “espírito e inteligência” no exercício das funções assumidas ao longo da vida pelo actual delegado da Comissão Episcopal da Comunidade Europeia.
Ordenado presbítero a 9 de Julho de 1967, Dom Jorge Ortiga foi nomeado arcebispo primaz de Braga em 1999.
Cinquenta anos de sacerdócio que são assinalados, esta tarde, com a celebração pontifical presidida pelo arcebispo de Braga a que se segue uma sessão solene na Sé de Braga com a presença da Conferência Episcopal Portuguesa e o cabido de Santiago de Compostela.