Tempo
|
A+ / A-

Braga tem seis novos diáconos

09 jul, 2017 - 19:04 • Isabel Pacheco

Quatro deles assumem, dentro de um ano, o sacerdócio. Os outros dois conciliam a vida familiar com o “serviço e ajuda” no Ministério de Deus.

A+ / A-

A celebração da Ordenação ao Sacramento da Ordem decorreu, este domingo, no Santuário Mariano do Sameiro em Braga, no dia preciso em que o Arcebispo Primaz D. Jorge Ortiga celebra os 50 anos de sacerdócio.

Aos 68 anos Joaquim Ferreira é um dos novos diáconos da Arquidiocese de Braga. É um compromisso que assume depois de colocar de parte as “preocupações” com as suas duas filhas.

“Sabia que partilhando as duas coisas não fazia bem nenhuma uma, nem outra”, justifica. Joaquim esperou 30 anos desde o convite para o diaconado para se entregar por completo ao Ministério de Deus. “Prefiro agora com disponibilidade a 100% dizer sim à igreja em tudo do que estar dividido e ter de dizer muitos nãos”, esclarece.

Avô, pai e marido, Joaquim recebeu o Sacramento da Ordem no dia em que ficou a saber que vai ser avô pela segunda vez. “Uma dupla felicidade”, garante Joaquim Ferreira, um dos mais velhos dos novos diáconos.

Uma alegria dupla que é também vivida por Rui Filipe, ordenado em dia de aniversário. “Faço hoje 24 anos. Melhor seria impossível”, garante o jovem que espera dentro de um ano voltar ao Santuário do Sameiro para a sua ordenação como sacerdote.

Entre permanentes e em ordem ao sacerdócio, foram seis os novos diáconos ordenados na Arquidiocese de Braga. “Exemplos de entrega” e de “esperança”, sublinha o Arcebispo Primaz de Braga que pede a “entrega plena” dos cristãos a Deus.

“Todo o cristão é ou deve ser um diácono que não só vive com os outros mas, que se dá gratuitamente”, afirma D. Jorge que, no dia em completa as bodas de ouro sacerdotais, pede como prenda que o testemunho da “atitude de serviço” dos seis novos diáconos “se multiplique em todas as comunidades”.

A celebração das Ordenações dos novos seis diáconos da Arquidiocese de Braga decorreu no Santuário do Sameiro e marcou o inicio das comemorações dos 50 anos de sacerdócio de D. Jorge Ortiga. Comemorações que culminam domingo com novas ordenações, desta vez, sacerdotais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+