Tempo
|
A+ / A-

Bispo do Porto convida fiéis a marcar presença nas ordenações de domingo

06 jul, 2017 - 15:58

Serão ordenados sete novos padres na celebração, três ao serviço da diocese, três jesuítas e um da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

A+ / A-

O bispo do Porto convoca toda a diocese para a participação nas ordenações que se vão realizar no Domingo.

Numa Nota Pastoral, D. António Francisco dos Santos sugere também que se dêem “graças a Deus por tão grande dom para a Igreja”. A celebração do sacramento da Ordem está marcada para as 16h de domingo na Sé do Porto.

No documento enviado esta quinta-feira à Renascença, o Bispo do Porto lembra que “no início de cada verão tem lugar uma original colheita, uma espécie de primícias, há muito aguardadas e preparadas”. São, diz D. António “os novos diáconos e presbíteros chamados a servir o Povo de Deus, presente e repartido por imensas comunidades cristãs desta amada Igreja do Porto e também disperso pelo mundo nas várias vanguardas da missão”.

Na nota, o bispo recorda que “o Papa Francisco tem imprimido um novo estilo sacerdotal que vai desaguando um pouco por todas as casas de formação e vai moldando com palavras simples e gestos proféticos o coração de pastores ao jeito do Coração de Cristo, o Bom Pastor, nos novos discípulos e apóstolos, que Deus chama para a sua messe”.

E prossegue “o Papa Francisco não se cansa de pedir identificação com o povo a quem os diáconos e sacerdotes são chamados e enviados a servir. Com o seu exemplo, com a sua vida e com a sua palavra tem exigido insistentemente a vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, obediência e castidade”.

D. António utiliza esta nota para “convocar toda a Diocese para a participação nesta celebração e dar graças a Deus por tão grande dom para a Igreja.”

Na celebração serão ordenados sete padres. Três são do seminário diocesano do Porto, outros três são jesuítas e há ainda um da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

O bispo vai também ordenar como diáconos dois alunos do Seminário Maior da Sé, outros dois do Seminário de Santa Teresinha do Menino Jesus, Redemptoris Mater, do Porto, que são “os primeiros alunos” que concluíram o seu percurso formativo na diocese, e um aluno natural de Angola da Sociedade Missionária da Boa Nova.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+