Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Furto em Tancos. PGR suspeita de terrorismo internacional

04 jul, 2017 - 13:39

O Ministério Público está a trabalhar com a Unidade Nacional contra o Terrorismo e Polícia Judiciária Militar.

A+ / A-

Veja também:


O Ministério Público está a investigar o furto de armas de guerra em Tancos. A Procuradoria Geral da República (PGR) revela que os factos já apurados levam a suspeitar que está em causa a prática dos crimes de associação criminosa, tráfico e terrorismo internacional.

De acordo com um comunicado da PGR divulgada esta terça-feira, o Ministério Público está a trabalhar com a Unidade Nacional contra o Terrorismo e Polícia Judiciária Militar.

"Atenta a natureza e gravidade destes crimes e os diferentes bens jurídicos protegidos pelas respetivas normas incriminadoras, o Ministério Público decidiu que a investigação relativa aos factos cometidos em Tancos deveria prosseguir no âmbito de um inquérito com objecto mais vasto a ser investigado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP)", lê-se também na nota.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça.

O Exército anunciou na quinta-feira, dia 29 de Junho, que foi detectada no dia anterior a violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois paiolins.

No sábado, o Exército anunciou a saída temporária de cinco comandantes de unidades do ramo para não interferirem com os processos de averiguações sobre o furto de material de guerra em Tancos.

Entre o material de guerra que foi furtado estão cerca de 1.500 cartuchos de 9mm, dezenas de granadas de mão e outros materiais explosivos.

Marcelo e ministro da Defesa em Tancos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, vão reunir-se esta terça-feira na base militar de Tancos com os chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas e do Exército, confirmou à Lusa fonte de Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa e Azeredo Lopes vão reunir-se com o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Pina Monteiro, e com o chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Rovisco Duarte.

O que sabemos sobre o furto de armas de guerra em Tancos
O que sabemos sobre o furto de armas de guerra em Tancos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 04 jul, 2017 braga 21:15
    Uau, terrorismo internacional? Quem diria...que conclusão fantástica da PGR. E eu que pensava que o roubo tinha sido levado a cabo por alguém ali dos lados da Amadora....
  • 04 jul, 2017 aldeia 19:53
    Mas que desculpas esfarrapadas se arranjam para fugirem ás suas responsabilidades.Afinal a "TROPA" até parece fandanga!.......
  • F Soares
    04 jul, 2017 A da Gorda 19:41
    Já agora porque não fazer um INVENTÁRIO exaustivo aos outros paiois ? Estará tudo OK ? E na polícia ? Vamos lá tomar ações corretivas e pró-preventivas para saber onde estamos.... Só cá por coisas. Já agora, só uma teoria: e se o buraco na rede tiver sido para despistar uma saída em grande pela porta principal ???? É que com tanto material , terá que haver veículos... se calhar militares! E onde passa o elefante despercebido ? Na manada!
  • F Soares
    04 jul, 2017 A da Gorda 19:31
    Deve ser uma boca do MP. Um poder que nem consegue deslindar o caso da fuga de informação da filmagem do ex-ministro Macedo quando foi interrogado na própria procuradoria...... Tá aqui tá o caso resolvido.
  • domingos dias
    04 jul, 2017 almada 18:47
    a PGR devia concluir era que o ou os autores das medidas de segurança dos paióis são uns perfeitos incompetentes que chegam a dar vontade de rir, basta a brilhante afirmação das "rondas móveis". Por acaso o ilustre senhor militar de patente elevada é capaz de indicar o que será uma "ronda fixa?". Valha-nos um santo qualquer.
  • Bela
    04 jul, 2017 Coimbra 18:47
    A Procuradoria Geral da República (PGR) suspeitar de terrorismo internacional? Neste país tudo é possível! No caso dos incêndios em Pedrogão Grande a culpa era dos raios e agora... Fosse quem fosse que fez o roubo, sabia o que iria encontrar e provavelmente conhecia os cantos 'a casa'. O que não se admite é que a protecção e segurança de tal material não estive devidamente acautelada.
  • jp
    04 jul, 2017 lx 17:51
    Estou mais descansado agora q está entregue ao MP e os autores do furto também devem estar.....
  • Ana
    04 jul, 2017 Porto 16:39
    Resta saber se estas armas vão matar portugueses em solo nacional, outros europeus em solo europeu, ou algum desgraçado em África ou no Médio Oriente... Investigue-se até às últimas consequências, é o mínimo que se pode esperar!
  • José da Maia
    04 jul, 2017 Maia 15:49
    Mafiosos do CDS/PSD?!?!?!?!? A criatura que escreve uma barbaridade destas de estar completamente bêbeda. 2 anos passados sobre a vitória nas eleições (ah ah ah ) estes ignorantes e irresposáveis que lá estão á encher balões são virgens puras e impolutas que não têm nada a ver??????? Chega de alimentar burrices e de,PERMANENTEMENTE, fugirem com o rabo à seringa. Fujam daqui, saiam, despoluam... ..
  • Maria
    04 jul, 2017 Porto 15:46
    Ora vamos lá a ver. Porque há-de ser PSD/CDS e não PCP/BE? Estes últimos é que ninguém os ouve. E então o nosso Primeiro é que foi para férias e também ninguém o ouve.... responsabilidades são responsabilidades!! E também, será que sabemos tudo?

Destaques V+