Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

RD Congo declara fim da epidemia do ébola

01 jul, 2017 - 22:54

Desde 2 de Junho que não há registo de novos casos da doença, refere o ministro da Saúde.

A+ / A-

As autoridades congolesas anunciaram este sábado o fim da epidemia do ébola, sete semanas depois de a mesma ter sido assumida na província de Bas Uélé, uma região isolada do nordeste da República Democrática do Congo (RDC).

"Declaro a partir da meia-noite de hoje o fim da epidemia da febre hemorrágica Ébola na RDC", afirmou o ministro da Saúde congolês, Oly Ilunga, citado pela agência de notícias francesa AFP.

A 12 de Maio, as autoridades do país tinham declarado que a RDC enfrentava um surto de Ébola, tendo o governante informado que desde 2 de Junho não há registo de novos casos de Ébola em Bas Ulélé.

A febre hemorrágica provocada por este vírus é altamente contagiosa e a duração da incubação do Ébola é de 21 dias.

Esta epidemia na RDC, detectada numa área isolada de Bas Uélé (1.300 quilómetros a nordeste da capital Kinshasa) é a oitava desde a primeira vez que o vírus foi identificado no país, em 1976.

Oly Ilunga especificou ainda que os resultados de 105 pacientes que estavam sob observação médica por suspeita de terem contraído o vírus deram todos negativos.

Ainda assim, o governante referiu que "a estabilidade e resiliência do sistema de saúde na província de Bas Uélé têm sido fortemente afectadas".

A epidemia no Congo cujo final foi agora decretado foi o primeiro surto de Ébola desde a terrível epidemia que atingiu a África Ocidental entre o final de 2013 e 2016, provocando mais de 11.300 mortes entre os 29.000 casos detectados, das quais mais de 99% na Guiné, na Libéria e na Serra Leoa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+